Pesquisadores da Fiocruz acabam de concluir um estudo que traça uma relação direta entre as queimadas na Amazônia e a saúde respiatória de seus moradores. O levantamento foi feito no estado de Rondônia e apontou que doenças respiratórias explicariam de 50 a 80% da mortalidade de idosos de mais de 65 anos na região.
Conforme O Eco demonstrou na série “A trajetória da fumaça”, existe uma dificuldade muito grande de se obter dados confiáveis e históricos sobre a saúde da população que vive na Amazônia, devido à precariedade dos serviços, da vastidão da região e da diversidade de pessoas que escolheram a área para viver.
Neste estudo, os pesquisadores optaram por avaliar os registros de óbitos do SUS com focos de calor identificados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) entre 1998 e 2005. E a escolha por Rondônia se deveu à localização estratégica do estado no contexto da abertura de áreas de desmatamento na Amazônia e à dispersão de poluentes no sentido Norte-Sul.
Saiba mais sobre as relações entre queimadas na Amazônia e saúde acessando: www.trajetoriadafumaca.com.br
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Pernambuco foca em carbono e ignora a urgência das áreas de risco
Enquanto o governo foca no mercado de carbono, o estado acumula 291 mortes e 545 mil desabrigados por desastres desde 1991, com prejuízos que superam os R$ 34 bilhões →
Estudante desenvolveu tecnologia para enfrentar a escassez de água no Sertão
Com menor custo, montagem simples e movido a energia solar, o sistema poderia ser aproveitado em mais regiões →
Investigação de atentado na Serra da Chapadinha “está avançada”, afirma polícia
Polícia Civil da Bahia ainda aguarda laudo de perícia, mas afirma para ((o))eco que já há “novas informações” sobre o caso, que segue em sigilo para não comprometer investigação →

