Reportagens

Derretimento antártico

Pesquisadora diz que camada de gelo na Antártida derrete mais rápido do que se pensava. Continente já perdeu 20 mil km2 em 20 anos por causa do aquecimento global.

Redação ((o))eco ·
1 de março de 2010 · 16 anos atrás

O Serviço de Pesquisa Geológica dos Estados Unidos revelou que por causa do aquecimento generalizado do planeta, toda a borda de gelo da Antártica está retraindo. Segundo a pesquisadora Jane Ferrigno, autora do estudo, as evidências sobre diminuição da camada de gelo na península antártica também se confirmaram no restante do continente gelado, inclusive nas áreas mais frias, o que preocupa os cientistas por causa do potencial incremento no nível dos oceanos se o processo continuar.

Jane estima que nos últimos 20 anos a Antártida tenha perdido algo como 20 mil km2 de gelo, algo do tamanho do estado americano do Alasca. Muito em termos absolutos, mas relativamente pouco se comparado com a extensão total do continente antártico, que tem cerca de 13 milhões de km2 de gelo. A notícia foi adiantada pela National Public Radio, dos EUA.

Leia também

Notícias
26 de janeiro de 2026

Conheça as cinco novas unidades de conservação do Ceará

O governo cearense criou cinco UCs que protegem cerca de 80 mil hectares na Caatinga e ajudam a combater a desertificação que avança no semiárido brasileiro

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.