Reportagens

Sinceridade às vésperas da saída

Secretário-executivo da Convenção sobre Mudanças Climáticas da ONU diz claramente que este ainda não deve ser o ano em que países vão assinar acordo forte para lidar com o aquecimento.

Redação ((o))eco ·
4 de março de 2010 · 16 anos atrás

Yvo de Boer, secretário-executivo da Convenção do Clima da ONU, revelou com clareza o que muitos suspeitavam e o que ele próprio se esquivava em dizer. Que não será em Cancún, na COP16 este ano, no México, que países como China e Índia vão assinar um acordo que os obriga a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Os países são estão entre os maiores emissores do planeta.

A constatação foi feita durante uma conferência em Amsterdã, na Holanda, nesta quarta. De todo modo, ele afirmou que nutre grandes esperanças por avanços na próxima conferência do clima, e que a estratégia dos países desenvolvidos para gerar confiança nos em desenvolvimento é começar por garantias financeiras no curto prazo para as áreas de mitigação, adaptação e transferência de tecnologia. Ele também disse que o envolvimento do setores privados e públicos são ainda muito insuficientes. De Boer vai deixar o posto no dia 1º de julho, depois de quatro anos, para trabalhar como consultor.

Leia também

Notícias
26 de janeiro de 2026

Conheça as cinco novas unidades de conservação do Ceará

O governo cearense criou cinco UCs que protegem cerca de 80 mil hectares na Caatinga e ajudam a combater a desertificação que avança no semiárido brasileiro

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.