Reportagens

O que não fazer para reduzir emissões

Instituição referência em pesquisas florestais no mundo lança publicação com base na Indonésia para mostrar que sem transparência e governança projetos de REDD não terão êxito.

Redação ((o))eco ·
4 de março de 2010 · 14 anos atrás

O Centro Internacional de Pesquisa Florestal (Cifor, na sigla em inglês) divulgou um estudo em que credencia à existência de governança florestal e de sistemas transparentes de transferência de recursos financeiros o sucesso de qualquer projeto baseado em mecanismos de Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação (REDD). A conclusão está na publicação Governabilidade financeira e Fundo de Desmatamento, lançada este mês na Indonésia, local em que as avaliações se basearam. A intenção foi tirar lições e mostrar as consequências do uso impróprio de recursos de REDD por aquele país. A abordagem inclui a gestão de um fundo de reflorestamento de 1989 até 2009. A Indonésia continua ocupando o primeiro lugar entre os países que mais emitem por desmatamento e degradação, e o Brasil vem logo atrás.

De acordo com pesquisadores da instituição ouvidos por O Eco durante a 15a Conferência do Clima, em Copenhague, apesar de sérias falhas na gestão ambiental e na presença do estado especialmente na região amazônica, o Brasil está muito a frente dos demais países com florestas tropicais.

Para baixar o estudo, clique aqui.

Leia também

Notícias
25 de junho de 2024

Queimadas já atingiram mais de 600 mil hectares no Pantanal

Área queimada em 2024 é 143% maior do que o registrado em 2020, quando um terço do bioma foi devastado. Incêndios devem ultrapassar 2 milhões de hectares este ano

Salada Verde
25 de junho de 2024

Florestas de todos

Plataforma governamental reúne informações sobre um dos (ainda) maiores remanescentes planetários de vegetação nativa

Reportagens
25 de junho de 2024

Dinastia Amazônia – Parte II

China se alastra por infraestrutura brasileira e impõe seu modelo de “civilização ecológica” de crescimento

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.