O Centro Internacional de Pesquisa Florestal (Cifor, na sigla em inglês) divulgou um estudo em que credencia à existência de governança florestal e de sistemas transparentes de transferência de recursos financeiros o sucesso de qualquer projeto baseado em mecanismos de Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação (REDD). A conclusão está na publicação Governabilidade financeira e Fundo de Desmatamento, lançada este mês na Indonésia, local em que as avaliações se basearam. A intenção foi tirar lições e mostrar as consequências do uso impróprio de recursos de REDD por aquele país. A abordagem inclui a gestão de um fundo de reflorestamento de 1989 até 2009. A Indonésia continua ocupando o primeiro lugar entre os países que mais emitem por desmatamento e degradação, e o Brasil vem logo atrás.
De acordo com pesquisadores da instituição ouvidos por O Eco durante a 15a Conferência do Clima, em Copenhague, apesar de sérias falhas na gestão ambiental e na presença do estado especialmente na região amazônica, o Brasil está muito a frente dos demais países com florestas tropicais.
Para baixar o estudo, clique aqui.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Da COP28 às últimas negociações em Bonn: o lugar da cultura no regime climático da ONU
A transversalidade do termo, que abre espaço para pautas como diversidade e direitos humanos, segue impedindo avanços e tratando a cultura como secundária ou alternativa →
Reserva do IBGE no Distrito Federal é transformada em Estação Ecológica
Com a mudança, a reserva ecológica de 1,3 mil hectares no Cerrado que abriga mais de 4 mil espécies passará a ser gerida de forma integrada entre IBGE e ICMBio →
A quem serve um projeto que impede o Estado de agir contra crimes ambientais?
Embargos, apreensões, interdições e demais medidas cautelares não existem para punir. Existem para interromper o dano enquanto ele acontece →

