Análises

Geelbek, a Trilha aperitivo

Visitei West Coast acompanhado do Dj Marcelinho da Lua e seu colega de Bossacucanova, o percussionista Dado Brother. Fizemos uma caminhada de 14 km numa das melhores trilhas do Parque.

Pedro da Cunha e Menezes ·
21 de setembro de 2010 · 14 anos atrás

Uma das unidades de conservação próximas à Cidade de Cabo que mais se destaca pelas flores é o Parque Nacional da Costa Oeste. Distante apenas uma hora e meia da capital legislativa da África do Sul, o West Coast National Park é recente. Foi criado apenas em 1985, com 32.000 hectares. Protege o reino floral dos fynbos, mas também algumas plantas suculentas que só ocorrem ao norte do Cabo.

Seu manejo inclui três tipos de área, a Zona A que é para uso intensivo, sobretudo recreação. Nela, que é conhecida como Geelbek, estão as trilhas para caminhadas e mountain bike, os ancoradouros, o restaurante, o centro de visitantes (que ocupa uma belíssima mansão em estilo colonial holandês) e os 17 chalés que o Parque aluga para visitantes.

 

 

A Zona B só tem trilhas para caminhadas
A Zona C é considerada intangível. A área não pertence ao Parque, mas sim a proprietários privados, que entretanto firmaram um contrato com o Serviço Sul-Africano de Parques Nacionais pelo qual se comprometem a não trabalharr a terra em troca do Parque se responsabilizar por seu manejo. Essa porção da área protegida, conhecida como Postberg, é considerada como de alto valor para a conservação e só é aberta à visitação durante os meses de setembro e outubro, que coincidem com a floração da maior quantidade de espécies do Parque.
Visitei West Coast em julho, acompanhado do Dj Marcelinho da Lua e de seu colega de Bossacucanova, o percussionista Dado Brother. Fizemos uma caminhada de 14 km em uma das melhores trilhas do Parque, que nos proporcionou panoramas desabridos e muita visualização de fauna. Vimos flores, passamos junto a um sítio RAMSAR e nos escondemos em um abrigo feito para a observação de pássaros onde pudemos deliciar nossos olhos com repetidas revoadas de flamingos, mas também tivemos oportunidade de caminhar na 16 Mile Beach, uma praia deserta cujas areias repletas de detritos trazidos pelas ondas, dão a dimensão de como oceanos estão imundos .
Mesmo assim,gostei tanto que resolvi voltar para fazer a caminhada do setor Postberg. Um máximo de 12 pessoas são permitidas nesta trilha de dois dias com pernoite ao ar livre. A inscrição havia recém aberto naquela manhã e, se não tivesse reservado minha caminhada naquela mesma tarde…um abraço, Só ano que vem! Tanta procura tem razão de ser, Postberg é lindo, mas isso eu conto no próxima postagem.
Pedro Cunha e Menezes

Leia também

Reportagens
21 de novembro de 2024

As trilhas que irão conectar as Américas

Primeiro Congresso Pan-americano de Trilhas acontecerá em 2025, em Foz do Iguaçu (PR). Anúncio foi feito no 3° Congresso Brasileiro de Trilhas

Podcast
20 de novembro de 2024

Entrando no Clima#39 – Lobistas da carne marcam presença na COP29

Diplomatas brasileiros se empenham em destravar as negociações e a presença de lobistas da indústria da carne nos últimos dias da COP 29.

Reportagens
20 de novembro de 2024

Pelo 2º ano, Brasil é o país com maior número de lobistas da carne na COP

Dados obtidos por ((o))eco sobre levantamento da DesMog mostram que 17,5% dos lobistas do agro presentes na COP29 são brasileiros

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.