Salada Verde

Exposição reúne artistas de nove países em defesa de espécies ameaçadas da Mata Atlântica

Mostra gratuita em Antonina (PR) apresenta obras inspiradas em quatro espécies e celebra os 10 anos da rede internacional ABUN

Redação ((o))eco ·
11 de setembro de 2026
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

A exposição internacional “Espécies de Animais Ameaçados da Mata Atlântica no Paraná” reúne, até 18 de setembro, obras de artistas de nove países no Armazém Macedo, em Antonina (PR). Com entrada gratuita, a mostra retrata o papagaio-de-cara-roxa, o papagaio-de-peito-roxo, o mico-leão-da-cara-preta e a jacutinga e integra as comemorações pelos mais de 40 anos da Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e pelos 10 anos da rede Artists & Biologists Unite for Nature (ABUN).

Participam da exposição artistas da Polônia, Alemanha, Índia, Reino Unido, Estados Unidos, Equador, Venezuela, Nova Zelândia e Brasil. As obras foram produzidas a partir de espécies que estão entre os alvos de programas de conservação da Mata Atlântica, como o papagaio-de-cara-roxa, endêmico do litoral do Paraná e de São Paulo, e o mico-leão-da-cara-preta, um dos primatas mais raros do mundo.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Abertura da exposição. Foto: SPVS

A mostra também destaca o papagaio-de-peito-roxo, associado a áreas naturais com araucárias, e a jacutinga, ave que contribui para a regeneração da floresta por atuar na dispersão de sementes. A iniciativa busca aproximar o público da biodiversidade por meio da arte e apresentar as ações de conservação desenvolvidas ao longo das últimas décadas para proteger essas espécies e seus habitats.

Inaugurada em 18 de agosto, a exposição pode ser visitada diariamente, das 9h às 17h, no Armazém Macedo, localizado na Rua Marquês do Herval, 136. A iniciativa é realizada pela SPVS e pela ABUN e faz parte de um projeto itinerante, que deverá passar por outros locais.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Análises
3 de novembro de 2021

Como o município de Antonina (PR) tornou a conservação fonte de recursos

Só em 2021, o município vai receber cerca de R$ 6 milhões do ICMS Ecológico. Um terço do montante vem de áreas públicas de três parques estaduais. A maior parte corresponde às áreas de quatro RPPNs

Por Zé Paulo
Notícias
13 de junho de 2012

Exposição de fotos reforça a importância dos oceanos

Descubra os oceanos através das lentes da equipe do documentário “Óceans”, em 35 fotos inéditas, expostas no Centro Cultural Correios.

Notícias
9 de maio de 2014

Exposição fotográfica comemora 24 anos da Resex Chico Mendes

ICMBio e WWF-Brasil reúnem imagens registradas durante expedição feita em 2013. A exposição percorrerá os 7 municípios que abrange a Resex.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.