Salada Verde

Usina de Jirau recebe licença do Ibama para começar a operar

Para manter a licença, consórcio responsável pelas obras precisa cumprir com 32 condicionantes. A licença foi emitida na sexta-feira.

Redação ((o))eco ·
22 de outubro de 2012 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
 
Vista aérea das obras da hidrelétrica Jirau, no rio Madeira, em Rondônia. Foto: Ministério do Planejamento/Dezembro 2011.
Vista aérea das obras da hidrelétrica Jirau, no rio Madeira, em Rondônia. Foto: Ministério do Planejamento/Dezembro 2011.

O Ibama concedeu na sexta-feira (19) a licença para o início da operação da usina hidrelétrica de Jirau, localizada no rio Madeira, em Rondônia. Quando estiver pronta, em 2016, a hidrelétrica terá capacidade máxima de geração de 3.759 megawatts (MW). A garantia física, ou seja, a energia que deverá ser comercializada, é de 2.184,6 MW, suficiente para abastecer mais de 10 milhões de casas.

Segundo nota publicada no site do Ibama, o parecer técnico que avaliou o pedido de licença apontou a necessidade de manifestação da Funai e Iphan. Após o atendimento de todas as exigências, a Comissão de Avaliação e Aprovação de Licenças Ambientais composta pelos diretores do Ibama aprovou a emissão da licença, assinada na última sexta-feira.

A licença de operação estabelece 32 condicionantes específicas. Prevê a manutenção dos programas ambientais direcionados à etapa construtiva, somados aos programas relativos à fase de operação.

O cronograma de implantação da usina foi antecipado em três meses, mesmo após haver revoltas de trabalhadores nos canteiros de obras e greves.
A usina hidrelétrica de Jirau é controlada pelo consócio Energia Sustentável do Brasil, formado pelas empresas GDF Suez (50,1%), Eletrobras (40%) e Camargo Corrêa (9,9%).

Leia também

Reportagens
12 de setembro de 2024

Um drama sertanejo: destruição da Caatinga encurrala macaco ameaçado

Avanço dos pastos sobre as florestas no bioma isola cada vez mais os guigós-da-caatinga, que seguem desprotegidos e com futuro incerto

Notícias
11 de setembro de 2024

Governo avalia meios para confiscar terras de autores de incêndios criminosos, diz Marina

Ministra afirmou que governo estuda possibilidade de aplicar regramento utilizado para confiscar terras onde há trabalho análogo à escravidão; ela defendeu endurecimento das punições

Salada Verde
11 de setembro de 2024

Plataforma permite que eleitores chequem propostas sobre combate às mudanças climáticas de candidaturas municipais

Candidatos podem se cadastrar gratuitamente na plataforma. A campanha ‘Vote pelo Clima’ visa conectar eleitores com candidaturas alinhadas com a adaptação e mitigação climáticas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.