Notícias

Rota Márcia Prado tem mais de sete mil inscritos

Sete mil ciclistas descerão a Serra do Mar domingo. Aumento dos interessados mostra que é preciso melhorar infraestrutura do cicloturismo.

Redação ((o))eco ·
6 de dezembro de 2012 · 11 anos atrás

No próximo domingo mais de sete mil ciclistas descerão a Serra do Mar em São Paulo, participando da quarta edição do passeio cicloturístico Rota Márcia Prado, organizado pelo Instituto CicloBR. O número de interessados mais do que dobrou em relação ao ano passado, quando cerca de 2.800 pessoas saíram de São Paulo rumo ao litoral pedalando.

Art. 58. Nas vias urbanas e nas rurais de pista dupla, a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver ciclovia, ciclofaixa, ou acostamento, ou quando não for possível a utilização destes, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via, com preferência sobre os veículos automotores.

A descida da Serra do Mar é um passeio anual organizado com o objetivo de, não só chamar a atenção para a demanda por infraestrutura, como também para o potencial de se consolidar uma rota de cicloturismo na região. Para ser oficializado e liberado durante todo o ano, o percurso depende apenas de autorização da concessionária Ecovias, que reluta em liberar e garantir o trânsito seguro de bicicletas em um trecho de poucos quilômetros pelos quais passa a rota. Por lei, conforme o artigo 58 (leia ao lado) do Código Brasileiro de Trânsito, ciclistas têm o direito de trafegar no acostamento quando não há ciclovia. 

A postura antipática da Ecovias, concessionária que se diz ecológica mas não gosta de bicicletas, está relacionada ao sistema de operação da rodovia O fluxo dos automóveis é prioridade máxima e para poder continuar cobrando pedágio de R$ 21,20 sem enfrentar uma crescente de reclamações, a empresa tem que manter padrões de qualidade altíssimos. Mesmo ampliando o asfalto, abrindo túneis e permitindo o aumento crítico de automóveis (e poluentes, em uma das últimas áreas de Mata Atlântica preservada do país, registre-se), a Ecovias tem tido dificuldades em evitar a constante crescente de congestionamentos no sistema.

Nos últimos finais de semana, com o calor em São Paulo, milhares de pessoas se viram presas em engarrafamentos tanto na descida quanto na subida da Serra do Mar. Não são poucos os que defendem que o contrato de concessão seja revisto. Mesmo a suposta segurança do sistema de túneis e retas é questionado quando as barbaridades no trânsito se multiplicam. Quando não estão presos no trânsito, motoristas apressados se arriscam alcançando velocidades altíssimas. A presença de motos velozes só agrava a situação.

As perspectivas de mudança, no entanto, são poucas no momento. O Governo de São Paulo segue apostando no rodoviarismo e planeja abrir novas estradas cortando a Serra do Mar no litoral norte e sul. Isso em vez de cobrar a concessionária e incentivar o cicloturismo e o turismo ecológico em uma região rica em biodiversidade, em vez de incentivar os deslocamentos em transporte coletivo ou estudar como adequar e ampliar o trânsito de pessoas em rotas ferroviárias para a região (que poderiam comportar o número crescente de interessados em viajar para as praias).

O resultado do incentivo ao uso de automóveis (que se reflete em âmbito federal na redução de impostos para montadoras) é fácil de se notar. O trânsito se agrava mais e mais, mesmo com a abertura de novas vias e o alargamento das avenidas já existentes. No verão e nos próximos finais de semana, milhares de turistas carrodependentes ficarão frustrados parados na estrada, tentando chegar até a praia.

 

Leia também

Leia também

Salada Verde
7 de maio de 2024

Ararinha-azul ganha centro de conservação no Zoo de SP

Com espaço para abrigar até 44 ararinhas, local terá como objetivo cuidado, bem-estar e reprodução de indivíduos para soltura na natureza

Análises
7 de maio de 2024

Só a restauração ecológica será o suficiente para a persistência dos ecossistemas?

Não, visto que lidamos com inventários limitados das espécies. Uma solução viável seria a realização de inventários e monitoramento da fauna e flora antes, ou de concomitante com a execução de projetos de restauração

Notícias
6 de maio de 2024

Ministério Público de MT vai tentar reverter extinção do Parque Cristalino II

Sociedade Civil se une contra recente decisão da justiça matogrossense. Governador do Estado já declarou que não tem interesse em recorrer

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.