![]() |
Uma nova espécie de canela que é encontrada apenas nos estados do Paraná e Santa Catarina foi descrita em setembro na Revista Rodriguésia, editada pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro. A Ocotea marumbiensis foi encontrada pelos pesquisadores Marcelo Brotto, do Museu Botânico Municipal de Curitiba, e João Batista Baitello, do Instituto Florestal de São Paulo, na Serra da Prata, localizada dentro do Parque Nacional de Saint-Hilaire/Lange.
Ela foi encontrada no no Pico do Marumbi, daí se chamar marumbiensis, homenagem a esse local ermo onde há o maior número delas. Um dos pesquisadores, Marcelo Brotto, conta como foi:
A espécie foi categorizado como “Em Perigo”, de acordo com os critérios da Internacional para Conservação da Natureza (IUCN), por dois motivos, como explica Brotto: “O primeiro e que ela é uma espécie pouco frequente (rara), que foi encontrada em apenas 4 localidades e também porque a Floresta Atlântica continua em processo de redução de sua cobertura, embora em velocidade bastante reduzida no Paraná”.
De acordo com o artigo publicado na Rodriguésia, a Ocotea marumbiensis apresenta flores de janeiro a outubro e frutos de maio a novembro: “A floração aparentemente se estende por alguns meses, sendo comum encontrar flores e frutos imaturos durante esse período”.
Outra descoberta
No mesmo local, a Serra da Prata, também foi encontrada a planta Thismia prataensis, desconhecida da ciência até o ano passado. Seu nome também faz referência ao local onde foi descoberta pelos pesquisadores Christopher Thomas Blum, Werner Mancinelli e Eric Smidt. A prataensis tem apenas 18 cm de altura e cresce sobre camadas de folhas em decomposição a 1.000 metros de altitude. Coletada por Christopher Thomas Blum em 2009, durante pesquisa para o doutorado, foi descrita em outubro de 2012, na “Systematic Botany”, a revista da Sociedade Americana de Taxonomistas de Plantas (American Society of Plant Taxonomists).
Nova espécie de bromélia é descoberta na Paraíba
Nova espécie de planta é descoberta na Amazônia
Nova espécie descoberta na Caatinga
Saiba Mais
Descrição da Ocotea marumbiensis na revista Rodriguésia: Uma espécie nova de Lauraceae da floresta atlântica do Brasil.
Descrição da Thismia prataensis na revista Systematic Botany.
Leia também
Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal
Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF →
“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros
Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana →
Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia
Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência →





