Notícias

Prêmio para o Brasil das Águas

O projeto Brasil das Águas ganhou, no dia 22 de novembro, o Prêmio Ambiental von Martius na categoria Natureza. O casal Gérard e Margi Moss percorreu 110 mil quilômetros num avião anfíbio desde outubro de 2003, fotografando e coletando amostras de água de mais de 350 rios e lagos em todas as regiões hidrográficas do Brasil. A fase de coleta deve terminar em duas semanas, totalizando 1.200 amostras. Depois serão consolidados os resultados das análises das águas, que estão sendo feitas por várias instituições de pesquisa. Está previsto para 2005 o lançamento de uma publicação sobre essa ampla amostragem das águas brasileiras. Por enquanto, vale conhecer o site do Brasil das Águas, com o diário de bordo da viagem, fotografias e um precioso mapa dos recursos hídricos brasileiros, que permite pesquisar diferentes variáveis. É possível relacionar, por exemplo, os recursos hídricos e as unidades de conservação, visualizar a hidrografia primária e secundária de cada região, comparar os mapas sobre a “demanda” e a “disponibilidade” de água. O Prêmio von Martius é oferecido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), sediada em São Paulo, e está na quinta edição.

Lorenzo Aldé ·
23 de novembro de 2004 · 22 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de julho de 2026

Goleiro de Cabo Verde é homenageado com nova espécie marinha

Vozinha, herói na campanha histórica do país africano na Copa do Mundo de 2026, teve seu nome dado a um recém-descoberto molusco do Caribe

Notícias
10 de julho de 2026

Campanha premiada em Cannes coloca conservação marinha brasileira em evidência

Reconhecimento em Festival de Criatividade de Cannes impulsiona debate sobre conservação marinha e reforça criação da maior área protegida do oceano brasileiro

Análises
10 de julho de 2026

Quem destrói mais – agronegócio ou El Niño?

Enquanto as oscilações do El Niño são temporárias, a destruição contínua gerada pelo agronegócio impõe um colapso hídrico e climático de longa duração

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.