Análises

Ponto pacífico

De Antonio Miguel Prezado Manoel,Parabéns pelo artigo em "O Eco" , na coluna Ponto Pacífico sobre o debate gerado a partir de artigo do Greg Asner na Science. Gostaria no entanto de corrigir uma informação importante. O artigo afirma, que segundo informações de Greg Asner, "O americano reconhece que elas deveriam ter ficado disponíveis ao exame dos colegas, principalmente do Brasil, mais cedo. Na sexta-feira corrigiu o problema enviando para o Inpe todos os seus dados digitalizados.". Isto NÃO aconteceu até agora. Greg Asner NÃO disponibilizou nenhum de seus dados para o INPE. E na verdade tem por compromisso fazê-lo, uma vez que parte deste trabalho se insere no contexto do LBA, onde um termo de compromisso é assumido pelos pesquisadores ali de DISPONIBILIZAÇÃO universal dos dados. Aliás, principio básico da pesquisa científica: hipótese e refutação só se pode fazer a partir dos dados e experimentos e possibilidade de repetição. O INPE tem adotado esta política para todos os dados que produz . (O artigo do Asner agradece ao INPE/PRODS, exatamente por isso!). Também é questionável, como um artigo com tantas inconsistências metodológicas e tantas ilações e projeções sem base nos dados de campo reais e calibração apresentada para os métodos de extração automática, pode vir a ser publicado em revista que preza tanto o método científico clássico, instalado por Popper.Atenciosamente,

Redação ((o))eco ·
25 de outubro de 2005 · 20 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

English
30 de março de 2026

Sociobiodiversity as a stronghold that keeps the Cerrado standing

A network of cooperatives brings together different biomes to take small-scale rural products to big markets in Brazil and abroad

Reportagens
30 de março de 2026

O que fica quando o rio baixa demais?

Moradores de Silves, no Amazonas, tentam se adaptar às frequências cada vez menores entre as secas. Como uma cidade ilhada sobrevive quando o clima acaba com seu principal meio de locomoção?

Notícias
30 de março de 2026

Brasil tem 1.594 municípios em situação de vulnerabilidade climática e fiscal

Levantamento feito pelo Observatório do Clima cruzou dados da plataforma AdaptaBrasil e do Tesouro Nacional

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.