De Sérgio Zolino
Convivo em um mundo real, e nunca presenciei tamanha polêmica entre montanhistas e corredores de aventura como nos últimos dias. Seria negligencia de minha parte ficar calado. A generalização da má imagem sendo gerada sobre a corrida de aventura é inadmissível!
Também faço parte do mundo corrida de aventura, e vivo promovendo eventos que levem seres humanos para perto da natureza. O Adventure Camp chega a organizar eventos de um dia de duração, com pessoas de 4 a 70 anos de idade. Nossa missão é partilhar a natureza com pessoas e fazer que após a experiência ecológica elas se conscientizem no dia a dia e cuidem melhor de nosso universo.
A corrida de aventura é sim um negócio, se bem organizada e levada a sério. Uma forma organizada de EcoTurismo , que em grupos cadastrados e com regras consegue colocar as pessoas organizadamente no meio ambiente. Iniciamos muitas pessoas neste meio e nossa responsabilidade de ensinar corretamente é grande. Geramos muitos empregos nos eventos. E entendo isto como uma coisa certa!
Divulgamos muito os parques. O que entendemos ser o “certo” pelo menos no mundo afora onde conheci parques nacionais (Alaska, Patagônia, Colorado, Áustria, Nova Zelândia e outros países) em nenhum deles corredores de aventura são discriminados!
E preservamos sim a natureza, inclusive com regras que punem atitudes não ecológicas.
É uma pena que a visão de alguns montanhistas, que no meu entender são um pouco egoístas, não vejam nada disto. O que exatamente os montanhistas fazem para integrar as pessoas com o meio ambiente? Nunca fui convidado por um montanhista para uma experiência outdoor, ou sequer conseguimos ver eventos que dão certo.
Nós corredores de aventura nunca colocamos em pauta os furos nas rochas feito pelos montanhistas, ou sequer saímos falando de vegetações que sem querer caem em suas escaladas. Além do cal usado nas escaladas que não faz bem a algum pássaros que sem querer devem dar suas bicadas….
Enfim acredito que a generalização de que os corredores de aventura são um “lixo” para o meio ambiente é ERRADA e os montanhistas que estão equivocados devem rever seus conceitos.
Acredito também que todos temos direitos de usar nossa terra da maneira correta.
Grato
Leia também
Perigos explícitos e dissimulados da má política ambiental do Brasil
pressões corporativas frequentemente distorcem processos democráticos, transformando interesses privados em decisões públicas formalmente legitimadas →
Transparência falha: 40% dos dados ambientais não estavam acessíveis em 2025
Das informações ambientais disponibilizadas, 38% estavam em formato inadequado e 62% desatualizadas, mostra estudo do Observatório do Código Florestal e ICV →
O Carnaval é termômetro para medir nossos avanços no enfrentamento da crise climática
Os impactos da crise climática já são um problema do presente. Medidas políticas eficazes de prevenção aos eventos climáticos extremos não podem ser improvisadas às vésperas das festividades →





