Análises

Rabo de Arraia

Arraias são mansas, mas o ferrão pode ser fatal. Basta o mergulhador, ou o piloto, se descuidarem no mar para serem vítimas de um sério acidente. A roupa de neoprene protege.

Carlos Secchin ·
12 de setembro de 2006 · 19 anos atrás

Aconteceu com ele, mas poderia acontecer com qualquer um que mergulha.

Os acidentes com as arraias são mais comuns nos rios do interior do Brasil. No litoral, raramente ouço alguém ter sido espetado por ferrão de arraia. Apesar dos encontros freqüentes no mar, elas não demonstram agressividade ou medo, pelo contrário, admitem aproximação e seu perímetro de segurança é estreito. Quando incomodadas, se afastam.

Tenho mais de uma centena de fotos tiradas da espécie mais comum que habita os fundos de areia em águas rasas, próximo das praias de todo nosso litoral entre o Rio Grande do Norte, incluindo o Atol das Rocas e a ilha de Fernando de Noronha, até Parati, no Estado do Rio.

* Mergulhador e fotógrafo, também se mete em roubada, mas volta para casa.

  • Carlos Secchin

    Carlos Secchin é engenheiro e fotógrafo, Carioca, vive no Cerrado onde se dedica a conservar uma pequena porção deste rico bi...

Leia também

Notícias
29 de maio de 2025

Perda global de florestas atinge recorde em 2024, mostra estudo da WRI

Incêndios catastróficos impulsionam o fenômeno. Total perdido atinge 6,7 milhões de hectares, quase o dobro de 2023 e uma área próxima ao território do Panamá

Reportagens
29 de maio de 2025

Ribeirinhos e MPF querem cancelar licença para remover rochas em rio da Amazônia

Ibama autorizou implosão do Pedral do Lourenço, no Pará, obra que viabiliza a hidrovia Tocantins-Araguaia, nesta segunda-feira (26)

Salada Verde
29 de maio de 2025

Podcast investiga o que restou de Porto Alegre um ano após a enchente de 2024

Com cinco episódios, a série documental traz reflexões sobre colapso, memória e reconstrução a partir da tragédia no Rio Grande do Sul

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.