Fotografia
14 de outubro de 2008

Árvore do Cerrado

A cidade de Vazante, no noroeste mineiro, está toda esburacada e poluída. Efeitos colaterais de uma grande mineração subterrânea de zinco. O Eco passou dois dias por lá. No meio de tanta destruição, a natureza mostra sua força e projeta no céu azul essa magnífica árvore do Cerrado. Exibindo um amarelo radiante, é sinal de esperança para aquela população esquecida pelos órgãos públicos. A foto é de Aldem Bourscheit, que clicou o espécime com sua Canon Powershot S3IS, com tempo de exposição de 1/1000 e abertura do diafragma em 3,2.

Por Redação ((o))eco
14 de outubro de 2008
Reportagens
10 de outubro de 2008

Piromania mato-grossense

Pela primeira vez, brigada municipal é acionada em Brasnorte (MT) para debelar incêndio florestal. Nessa luta inglória, a natureza, também debilitada, já não consegue ajudar mais.

Por Redação ((o))eco
10 de outubro de 2008
Notícias
8 de outubro de 2008

Mudanças climáticas ameaçam espécies

Um grupo de estudo da União Mundial para a Conservação da Natureza, IUCN, apresentou nesta quarta em Barcelona, onde ocorre o Congresso Mundial da Conservação, um levantamento sobre os efeitos das mudanças climáticas sobre pássaros, anfíbios e corais. Esta é a primeira pesquisa que avalia quais são e onde estão as espécies que podem ser extintas se o planeta se tornar mais quente e os mares se elevarem. Os resultados são preocupantes: 35% dos pássaros, 52% dos anfíbios e 71% dos corais são suscetíveis às mudanças climáticas. No mapa das espécies sob perigo, a Mata Atlântica no sudeste do Brasil aparece como um ponto de atenção.

Por Redação ((o))eco
8 de outubro de 2008
Notícias
8 de outubro de 2008

Propostas para conservação

A coordenadora do estudo sobre mudança climática e risco de extinção, Wendy Foden, da IUCN, explica que a proposta inicial da organização é dar prioridade à conservação a estas áreas onde concentram-se as espécies suscetíveis. Por exemplo, a maior parte dos anfíbios sob perigo estão na América Central e no sudeste brasileiro. Ela também afirma que é preciso considerar a possibilidade de migrar espécies e forçar adaptações à mudança do clima. "Nós temos esperanças que muitas espécies terão capacidade de se adaptar naturalmente. A colonização assistida é uma hipótese muito interessante, mas ainda não é o momento", pondera.

Por Redação ((o))eco
8 de outubro de 2008