Lobo? Só no apelido. Raposa? Também não. Apesar das semelhanças morfológicas, o lobo-guará (Chrysocyon brachyurus) é uma espécie distinta, não pertencente aos gêneros Canis (cães, lobos, coiotes e chacais) ou Vulpes (raposas), que formam a família Canidae.
O lobo-guará é o maior canídeo nativo da América do Sul: mede até 1m de altura; 1,20 a 1,30m de comprimento do corpo e seu peso pode chegar de 20 e 23 kg. Sua inconfundível pelagem vermelho-dourada, seus membros alongados e caminhar peculiar, podem ser avistados nas áreas de vegetação aberta (campos, cerrados e florestas de cerrado) ao longo de toda a América do Sul Central, desde o nordeste do Brasil até o norte do Uruguai.
Espécie onívora, sua dieta inclui grandes porções de frutas como a “fruta-do-lobo” (Solanum lycocarpum) – para as quais o lobo-guará é o principal dispersor de sementes –, além de pequenos mamíferos, aves, insetos e répteis.
Territorialista, o lobo-guará tem hábitos solitários, juntando-se em casais apenas durante a época da estação reprodutiva, período em que a fêmea não sai da toca e é alimentada pelo macho. A gestação dura em média 65 dias e resulta em ninhadas de até 6 crias, embora o número médio de cria seja 2. Os filhotes nascem pretos, com a ponta da cauda branca e pesam entre 340 e 410g. Ambos os pais cuidam da sua prole, até, pelo menos, 1 ano, quando as crias atingem sua maturidade sexual.
A perda de habitat, principalmente, aliada à caça predatória e a expansão da agricultura (conflitos devido a predações ocasionais do lobo-guará sobre animais domésticos) e até atropelamentos são as principais ameaças às populações de lobo-guará, que têm sofrido um declínio significativo. Eles são classificados pela IUCN como “Quase ameaçados” (Near Threatened) e pelo ICMBio, como Vulnerável à extinção, sendo objeto de um plano de ação nacional cujo objetivo é a sua conservação.
O que é, então, o lobo-guará? Pode-se dizer que o Chrysocyon é um gênero com espécie única ou, em outras palavras, um belo resultado dos caminhos que a Evolução toma. Motivo suficiente, aliás, para que seja preservado.
Nos jardins, nas matas e, em breve, apenas na memória
Pica-pau-dourado-escuro: o primo brasileiro
Um macaco sem galhos: guariba-de-mãos-ruivas
Leia também
Soluções baseadas em nossa natureza
Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando →
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →