Colunas

No Brasil tudo é diferente

A capacidade de geração de eletricidade por fontes renováveis cresce no mundo todo. No Brasil, dizem que energia eólica e solar não são alternativas sérias. Aqui, tudo é diferente.

11 de fevereiro de 2008 · 16 anos atrás
  • Sérgio Abranches

    Mestre em Sociologia pela UnB e PhD em Ciência Política pela Universidade de Cornell

Agora podemos ficar tranqüilos. Choveu nos reservatórios do Sudeste e nos livramos do perigo iminente do apagão. Na falta de opções técnicas ou soluções econômicas viáveis para a segurança energética de longo prazo do país, o presidente Lula aproveitou a crise para lotear o ministério das Minas e Energia e as estatais do setor entre os apadrinhados do PT e do PMDB. A insegurança energética não ameaça mais a segurança nacional. Mas, infelizmente, a segurança nacional nunca está segura. Agora sofre grande perigo com a ameaça de divulgação do cardápio servido ao presidente e seus amigos e dos gastos de sua filha pagos com o dinheiro do impostaço.

É claro que a ameaça energética que ronda o Brasil não passou. A nossa tolerância com o risco e o desmazelo é que continua robusta. Oficialmente, o perigo passou quando os reservatórios do Sudeste-Centro-Oeste atingiram 56,3%, menos de um ponto percentual acima da margem de risco. No Nordeste estão em 35,6%, no Norte, em 33,96% e no Sul, 62,06%, mas caindo. O que há, realmente, é uma superexploração das hidrelétricas, operando sempre no limite de capacidade, entra ano, sai ano. Mas o maior perigo é a estreiteza com que abordamos a questão energética. Antes que a tropa da picuinha se manifeste: o governo Fernando Henrique também foi medíocre na sua política energética e pagou caro pela imprevidência.

Um balanço do que se discutiu sobre o problema da energia no Brasil, durante esses meses de dedos cruzados, esperando que a meteorologia resolvesse no curto prazo o risco criado por erros sucessivos de política energética no país, mostrará que foi uma discussão pobre, enviesada, carregada de velhos interesses e discutíveis motivações. O que se discute é porque o modelo elétrico concebido para o país nos anos 40 e 50 do século passado, não anda funcionando e o que é preciso fazer para que volte a funcionar. Não passa pela pauta de discussão a idéia de que o modelo está exaurido, fez o seu papel, quando era contemporâneo das necessidades que vinha suprir. Ninguém admite que ele precisa ser substituído por um projeto energético diferente, contemporâneo dos desafios e possibilidades do século XXI, para que tenhamos segurança energética de longo prazo.

O debate energético brasileiro sofre um bloqueio praticamente impenetrável e de muito longa duração contra qualquer iniciativa a favor de fontes de energia elétrica, que não sejam as “mega-hidrelétricas”. O mundo inteiro está investindo em energia eólica e fotovoltaica (eletricidade solar). O mercado de energia eólica cresceu 30%, em 2007. Na China, ele triplicou. No EUA, dobrou. Na Espanha cresceu 30%, com adição de 3500 MW à rede. Na Alemanha, cresceu 8%, em meio a notícias de desaquecimento do mercado de energia no país. Ainda assim, foram adicionados 1700 MW ao parque eólico, que totalizou quase 22,500 MW, ainda o maior do mundo. O Brasil não chega a 250 MW de potência instalada.

Em todo o mundo, hoje, as estratégias energéticas são definidas tendo como objetivo central buscar o caminho de uma economia global de baixo carbono – ou seja, de baixas emissões de gases de efeito estufa – e para isso combinam soluções de grande escala para a indústria e outras atividades intensivas em energia elétrica, com soluções de pequeno porte – e até “microsoluções” – para dar segurança energética, por meio de fontes diferenciadas de baixo carbono, para cidades, bairros, novas edificações e assim por diante. Diversificação de fontes, soluções e escalas técnicas se tornou a diretriz estratégica dominante no resto do mundo. Livres dessa mentalidade da grande obra, que aprisiona o Brasil numa posição com pouquíssimas soluções alternativas, a diversificação da matriz elétrica – e energética – se tornou parte integrante das discussões sobre a segurança futura da maioria dos países desenvolvidos e emergentes do mundo. Dos grandes, só o Brasil está de fora. Mas, no Brasil, tudo é diferente.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.