Colunas

Enraízo meus pés no mundo das árvores

As árvores são os seres mais evoluídos. Se são capazes de viver mais de 2 milênios, certamente 'sabedoria' tem correndo em sua seiva.

21 de setembro de 2012 · 13 anos atrás
  • Adriano Gambarini

    Fotógrafo profissional desde 1991. Vencedor do Prêmio Comunique-se, é geólogo de formação, com especialização em história natural e espeleologia, autor de 20 livros e diretor de dezenas de documentários.

Hoje é Dia da Árvore. Sempre vi as árvores como os seres mais evoluídos. Talvez não no sentido literal e biológico, mas se são capazes de chegar a viver mais de 2 milênios, certamente ‘sabedoria’ tem correndo em sua seiva.

Os grandes iniciados escolheram ficar perto das árvores. Consta que Jesus meditava e ensinava sob oliveiras e que Buda encontrou a iluminação à sombra de uma árvore bodhi.

Minha total e absoluta redenção por estes seres tão antigos, frondosos e imponentes.

enraízo meus pés no mundo onde as folhas das árvores
se mexem sem a explicação de ser causada por uma
rajada de vento, onde não existe esperança
pois não existe do que fugir, não existe tormento.
onde não existe objetivo, vive-se pelo momento.
-quão lindos e eternos são estes momentos!-
cresço meu corpo para dar abrigo a seres alados
que procuram um descanso, para que liquens proliferem
e deem ao mundo uma variedade de cores.
multiplico meus braços para que folhas brotem,
para sustentar ninhos e nascimentos,
para abraçar o mundo e tirar dos homens suas dores;
para brotar flores, que se tornarão frutos
para alimentar animais, e acolher
olhares absortos e frugais.
torno-me agora uma árvore,
para viver em completa simbiose
com todos aqueles que acreditam
neste equilíbrio, nesta pureza,
nesta divina proeza. (Adriano Gambarini)

Leia também

Análises
4 de março de 2026

Retomada: o rompimento da lógica colonial de ser indígena

Não deixamos de ser indígenas porque a história tentou nos deslocar. Ser indígena em retomada é afirmar que a colonização não venceu

English
4 de março de 2026

Amazonas is the Brazilian state with the highest number of primates – see the ranking!

Brazil is home to 151 species, which makes it the country with the greatest primate diversity in the world; ((o))eco has listed which states put the country at the top of this ranking

Salada Verde
3 de março de 2026

Ibama cria comissão para gerir bens apreendidos e tenta dar mais agilidade às destinações

Portaria fixa prazo de 30 dias para criação das comissões e detalha critérios técnicos para avaliar, doar ou leiloar bens apreendidos em fiscalizações ambientais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.