Amazônia Florestal


Essa é a área com a floresta mais conservada dentro da região e 29,6% dessa zona está no Pará. Corresponde aos municípios com cobertura vegetal original majoritariamente florestal (mais do que 50% do município). Para manter essa área em pé, fica o desafio de melhorar a infraestrutura sem promover a abertura de novas estradas no modelo tradicional.


Amazônia Sob Pressão


Os municípios pertencentes a esta categoria possuem grande cobertura florestal (mais de 75% do seu território ainda é floresta), mas estão sob processo acelerado de desmatamento recente. Quase metade (49,5%) desse território está no Pará, onde estão ameaças como garimpo e grilagem.


Amazônia Desmatada


Nessa área, estão os municípios que já perderam mais de 70% da sua floresta original, excluindo as Áreas Protegidas. A maior parte dessas terras desmatadas estão subutilizadas ou abandonadas e, no Pará, estão 18,6% desse espaço.


Amazônia Não Florestal


Existe Cerrado na Amazônia? Nesta zona, não só esse tipo de cobertura vegetal está presente, mas é maioria. O Pará representa uma pequena parcela desse território (2,1%), concentrada nos campos naturais da Ilha do Marajó.


Amazônia Urbana


Aqui, está quase 80% de toda a população da Amazônia Legal. Apesar disso, as cidades possuem problemas de infraestrutura e serviços públicos quando comparadas às áreas urbanas do restante do Brasil, como os déficits de saneamento e de coleta de lixo.