Rios, lagoas, igarapés, mangues e dunas formam uma paisagem exuberante. Maior delta de águas abertas das Américas, o delta do Parnaíba possui mais de 80 ilhas, que escondem lugares únicos, com beleza ímpar.
É entrando no mangue que os habitantes do Delta do Parnaíba tiram seu sustento. Os muitos catadores de caranguejos da região repetem todos os dias a dura rotina em busca de ao menos cem animais. A vida dos catadores de caranguejo é uma das muitas realidades que cercam o delta do Parnaíba, onde vivem também o pescador, o agricultor, o barqueiro, a lavadeira, o guia…
Pelas fotos podemos fazer uma volta pela vida do delta do Parnaíba. Boa viagem!
* Palê Zuppani – É fotógrafo e está fazendo uma expedição por todo o Nordeste brasileiro. Ele mantém o site Foto Natural.
Leia também
Entrando no Clima#41 – COP29: O jogo só acaba quando termina
A 29ª Conferência do Clima chegou ao seu último dia, sem vislumbres de que ela vai, de fato, acabar. →
Supremo garante a proteção de manguezais no país todo
Decisão do STF proíbe criação de camarão em manguezais, ecossistemas de rica biodiversidade, berçários de variadas espécies e que estocam grandes quantidades de carbono →
A Floresta vista da favela
Turismo de base comunitária nas favelas do Guararapes e Cerro-Corá, no Rio de Janeiro, mostra a relação direta dos moradores com a Floresta da Tijuca →