Santuário religioso desde os primórdios da Colonização do Brasil, Anchieta se destaca também por seu belo litoral, no sul do Espírito Santo. A maioria das praias apresenta boas condições de balneabilidade e recebe grande fluxo de turistas, de todo o Brasil. Entretanto, ainda há muitos locais onde a natureza e as populações tradicionais seguem praticamente intocadas.
As fotos deste ensaio foram realizadas durante uma expedição fotográfica promovida por Iema – Instituto Estadual de Meio Ambiente (ES) e Projeto Corredores Ecológicos. Muitas das imagens de falésias e de rochas Coraceas lateriticas foram feitas durante a maré baixa, para facilitar o acesso e melhor visualizar as formações.
Outra questão muito relevante para o litoral de Anchieta é o projeto do Pólo Siderúrgico e Petroquímico de Ubu. A iniciativa é importante para o desenvolvimento econômico da região e do estado, entretanto, no que tange ao ambiente e à natureza, muitos impactos são esperados, tanto sociais quando ambientais. Entre esses, problemas para a população que vive da pesca artesanal e para o ecossistema marinho. Na região, há praias onde desovam tartarugas marinhas.
Leia também

Raimundão, primo de Chico Mendes, e Marina Silva são atacados após operação do ICMBio no Acre
Órgão está retirando gado ilegal de áreas da Reserva Extrativista Chico Mendes, a 5ª Unidade de Conservação mais desmatada da Amazônia desde 2008 →

Can Brazil’s protected areas survive the climate crisis?
A new initiative is testing how these territories – home to both biodiversity and traditional communities – can adapt to an increasingly extreme climate →

Leilão da ANP abre 16,3 mil km² na Foz do Amazonas para exploração de petróleo e gás
Petrobras e Exxonmobil arremataram a maior parte dos blocos leiloados. Área aberta para exploração é mais da metade do território da Bélgica →