Notícias

Parques nacionais do sudeste do Brasil vistos do espaço

Nossa série sobre os parques nacionais brasileiros chega ao sudeste. Conheça os Parques Nacionais de Itatiaia, Caparaó e Bocaina.

Redação ((o))eco ·
17 de fevereiro de 2013 · 14 anos atrás

Esta semana continuamos com nossa série especial mostrando mapas interativos dos parques nacionais brasileiros. Nossa segunda parada é o sudeste brasileiro, onde está localizado o parque nacional mais antigo do Brasil, o Parque Nacional de Itatiaia, criado em 14 de junho de 1937. No Parque Nacional do Caparaó, localizado na divisa entre os estados do Espírito Santo e Minas Gerais, está o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira, com 2.891,98 metros de altitude. Já o Parque Nacional da Serra da Canastra abriga inúmeras espécies da fauna e da flora do cerrado, como o lobo guará, o tamanduá-bandeira e o veado-campeiro. Faça bom proveito, e, se tiver a oportunidade, visite pessoalmente nossos parques nacionais.

Espírito Santo e Minas Gerais

Parque Nacional do Caparaó (saiba mais)

Minas Gerais

Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (saiba mais)

Parque Nacional da Serra da Canastra (saiba mais)

Parque Nacional da Serra do Cipó (saiba mais)

Parque Nacional das Sempre Vivas (saiba mais)

Parque Nacional Grande Sertão Veredas (saiba mais)

Minas Gerais e Rio de Janeiro

Parque Nacional do Itatiaia (saiba mais)

Rio de Janeiro

Parque Nacional da Serra dos Órgãos (saiba mais)

Parque Nacional da Tijuca (saiba mais)

Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba (saiba mais)

São Paulo e Rio de Janeiro

Parque Nacional da Serra da Bocaina (saiba mais)

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
16 de outubro de 2026

Amazônia tem a menor taxa de desmatamento já registrada pelo Inpe

Foram 3,3 mil km² desmatados de floresta, uma queda de 41% em relação a 2025, segundo o Prodes. Dados foram divulgados nesta sexta-feira (16) pelo MMA →

Salada Verde
16 de outubro de 2026

Ex-ministros do Meio Ambiente se juntam em manifesto pelas UCs brasileiras

Documento, assinado por sete ex-ministros e quatro ex-presidentes do ICMBio, alerta para possível enfraquecimento dos órgãos ambientais e ameaças às áreas protegidas →

Colunas
16 de outubro de 2026

A transparência necessária de SP nas obras contra as chuvas

Pacote de R$ 29 bilhões de SP inclui obras antigas e não esclarece quanto será investido em novas ações contra os efeitos do El Niño →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.