“Ferramenta sonora busca afugentar Toninhas de redes de pesca” e mais
08 de março de 2023
Uma das maiores à toninha é a captura acidental por redes de pesca, denominado bycatch. Por esse motivo o Projeto Toninhas do Brasil, junto de pesquisadores e instituições de Santa Catarina, Paraná e São Paulo, tem testado de forma inédita no país, com parceria de pescadores locais, os alarmes acústicos, denominados pingers, em redes de pesca.
A vida no Chaco, bioma sulamericano que guarda semelhanças com a Caatinga e o Cerrado brasileiros e é considerado a maior floresta seca do mundo, exige adaptações bastante evidentes das serpentes. Fugir do calor e subir nas árvores são algumas delas. Um estudo publicado na revista Ecology and Evolution por pesquisadores do Brasil e do Paraguai mostra que a distribuição das espécies de serpentes ali está fortemente correlacionada com as adaptações que elas adquiriram ao longo da evolução.
Conhece alguém que se interesse pela temática do meio ambiente?
Você pode sugerir a nossa curadoria clicando aqui.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Adaptações ao ambiente podem explicar o padrão de distribuição das serpentes no Chaco
Ferramenta sonora busca afugentar Toninhas de redes de pesca
MPF pede paralisação de obras na orla e na areia da Praia do Pepê, no Rio de Janeiro
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.