“O elo esquecido da transição” e mais
Nem a luz da sua casa, nem os transportes: o elo mais problemático (e esquecido) da transição energética no Brasil está nas indústrias, que respondem por 31,7% do consumo de energia, segundo o Balanço Energético Nacional 2025, e representam hoje um dos principais gargalos da descarbonização no país. A indústria brasileira, que em 2024 consumiu 91,4 Mtep (milhares de toneladas equivalentes de petróleo) de energia, um aumento de 1,4% em relação a 2023, enfrenta desafios para a implementação de políticas robustas de eficiência energética, ou seja, a capacidade de fazer o mesmo – ou mais – com menos.
Boa leitura!
Equipe ((o))eco
29 de setembro de 2025
Ei! Você já faz parte do Whatsapp do ((o))eco?
Ele é mais um canal para você se manter atualizado das notícias do meio ambiente. Lá, você vai receber nossos boletins de áudio, reportagens imperdíveis e conteúdos sobre meio ambiente direto na palma da sua mão. E, toda segunda-feira, a sua semana começa com uma notícia positiva do nosso EcoCast!
Vem com a gente! Basta Clicar no banner da preguicinha para participar 👇🏾
Mineração estratégica avança no Congresso em meio a disputas políticas e socioambientais
Os animais políticos
País precisa reagir às mortes de animais e pessoas em rodovias
O elo esquecido da transição: como a eficiência energética pode ajudar a descarbonizar a indústria
Está gostando da nossa newsletter diária? Você pode receber todos os fins de semana a nossa Newsletter O Eco+ — mais completa e analítica — participando da nossa campanha de membros. Além disso, você ajuda a financiar o jornalismo ambiental independente. É só clicar abaixo para se inscrever.







