Notícias

Fósseis militarizados

Andrew Parker, autor de In the Blink of an Eye – livro que relata o choque evolutivo que marcou o período cambriano – conta em artigo no Guardian (gratuito) porque foi chamado pelo Pentágono para ajudar a fazer programa de computador que será usado para prever ataques terroristas. Durante o período cambriano, há 500 milhões de anos, surgiu em algumas espécies um novo e notável órgão que lhes deu poder de predação sem precedentes: o olho. Isso disparou uma corrida evolucionário onde a fauna que permanecia cega, precisou desenvolver mecanismos radicais de defesa para sobreviver. Foi época de rápidas e intensas transformações. É justamente neste processo que os militares estão interessados. O conhecimento do desenvolvimento de sistemas de proteção no cambriano pode lhes dar sugestões de como lidar com a ameaça terrorista no mundo atual. Conceitualmente, os parâmetros do programa se centram no período cambriano. Mas ele não vai analisar dados fósseis. Será alimentado com informações atuais, de banais como horários de vôos, até assustadoras como a última informação que se obtenha sobre um célula ativa da Al Qaeda.

Manoel Francisco Brito ·
23 de novembro de 2004 · 20 anos atrás

Leia também

Podcast
16 de novembro de 2024

Entrando no Clima#36 – Primeira semana de negociações chega ao fim

Podcast de ((o))eco escuta representantes de povos tradicionais sobre o que esperam da COP29 e a repercussão das falas polêmicas do governador Helder Barbalho.

Notícias
16 de novembro de 2024

COP29 caminha para ser a 2ª maior na história das Conferências

Cerca de 66 mil pessoas estão credenciadas para Cúpula do Clima de Baku, sendo 1.773 lobistas do petróleo. Especialistas pedem mudança nas regras

Podcast
15 de novembro de 2024

Entrando no Clima#35 – Não há glamour nas Conferências do Clima, só (muito) trabalho

Podcast de ((o))eco conversa com especialistas em clima sobre balanço da primeira semana da COP 29

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.