Notícias

Alimentando o planeta

A cada ano nascem 75 milhões de pessoas. Seremos capazes de alimentá-las? A série de reportagens da BBC News, “Planeta sob pressão”, investiga o assunto. O consumo de cereal desde a década de 70 duplicou e o de carne, desde 60, triplicou. A safra de peixe aumentou seis vezes nos últimos 50 anos. Esses aumentos envolveram muito esforço técnico e implementos. Metade de todo o fertilizante agrícola já produzido foi usada desde 1984. A população mais que dobrou nos últimos 45 anos, passando recentemente dos 6 bilhões de pessoas e, mesmo assim, o percentual de desnutridos caiu de 37% para 18% da população. Continuaremos capazes de aumentar a produção de comida no futuro previsível? As melhores terras já foram usadas e o fator que mais influencia a produtividade dos campos é a água.

Eduardo Pegurier ·
26 de novembro de 2004 · 20 anos atrás
  • Eduardo Pegurier

    Mestre em Economia, é professor da PUC-Rio e conselheiro de ((o))eco. Faz fé que podemos ser prósperos, justos e proteger a biodiversidade.

Leia também

Reportagens
25 de abril de 2025

Petróleo gera royalties, mas não desenvolvimento na Amazônia peruana

A exploração de petróleo no Peru gera milhões para obras públicas, mas, em 2023, apenas metade dos recursos chegou aos municípios amazônicos

Salada Verde
25 de abril de 2025

Enquete mantém alta rejeição a rebaixamento da Serra do Itajaí de parque para floresta nacional

O autor da proposta diz que a mudança resolveria conflitos com propriedades privadas dentro da unidade de conservação

Análises
25 de abril de 2025

Cerrado em Cores: um mergulho no fantástico mundo das flores e beija-flores

Mais do que uma visão encantadora, a relação dos beija-flores com diferentes flores nativas do Cerrado ajuda na resiliência e regeneração do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.