Notícias

Lições naturais

Não chega a ser uma novidade. Mas como nota um slide-show publicado na Slate, o bio-design, que se espelha na natureza para projetar artefatos, atingiu um grau de maturidade e coerência jamais visto. Os designers que mexem com ele procuram se espelhar na fauna e na flora para serem ambientalmente corretos e aumentarem o desempenho e eficiência de suas peças. As pétalas da flor de lotus, por exemplo, serviram de modelo para um tipo de tinta que repele sujeira. A tecnologia da cauda do pavão, que não é colorida, mas absorve determinadas ondas produzidas por cores, é a mesma que está sendo empregada em aparelhos de TV digital. A Mercedes Benz fez um protótipo de carro baseado no formato de um peixe que aumenta em 25% a eficiência do veículo. Orelhas de morcego estão servindo de modelo para projetar as antenas do futuro.

Redação ((o))eco ·
19 de julho de 2006 · 20 anos atrás

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.