Notícias

Planta assassina

A paisagem que domina hoje o lago Caddo, entre os estados do Texas e Louisiana, nos EUA, podia ter saído de um filme de terror B da década de 50. Num primeiro olhar, o espelho d'água tomado por verde parece até bonito. Nada, no entanto, que uma observação mais atenta não transforme em algo assustador. Uma planta aquática sul-americana, a Salvinia molesta, está se espalhando pelo único lago natural do Texas com uma rapidez impressionante, acabando com a vida por baixo d'água. Invasora, a espécie tem habilidade de dobrar de tamanho a cada dois a quatro dias. A comunidade local tem se unido em prol da proteção do rio: já tentaram construir cercas para impedir o crescimento da praga e agora apelam para venenos químicos. Mas a batalha, por enquanto, está longe de um final feliz. A notícia é do The New York Times.

Redação ((o))eco ·
30 de julho de 2007 · 19 anos atrás

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.