Notícias

Movimento pelo carro elétrico

Grupo de 13 empresas ligadas à produção de veículos, transporte e energia formou a Electrification Coalition para popularizar o carro elétrico.

Redação ((o))eco ·
16 de novembro de 2009 · 16 anos atrás

Um grupo de 13 empresas ligadas à produção de veículos, transporte e energia formou a Electrification Coalition, criada para defender um plano de popularização do carro elétrico. Entre os membros estão a Nissan, a FedEx e a fabricante de baterias A123. A ideia é criar massa crítica para aos poucos substituir a gasolina como combustível.

“Para diminuir a incerteza na implantação, a Coalizão advoga a estratégia de ‘firmar o pé’. De seis a oito cidades criariam incentivos para veículos elétricos, tais como estacionamentos preferenciais e estações públicas de reabastecimento de baterias (…) Na primeira fase, o plano imagina colocar por ano nas ruas de 50 a 100 mil veículos plug-in para, aos poucos, expandir a cobertura a 25 cidades. A meta é que os carros elétricos correspondam a 25% das vendas totais de carros novos em 2020 e, em 2030, atinjam 90%…”

Uma das estratégias é evitar que o custo total das baterias, que são caras, recaia sobre  o consumidor na hora da compra. Por isso, as baterias serão alugadas, permitindo que sejam pagas como um serviço e que as próprias empresas possam substituí-las ao fim da vida útil.

Leia também

Colunas
21 de janeiro de 2026

As cores, vidas e luzes de Abrolhos

Apesar das dificuldades logísticas para visitá-lo, o primeiro parque marinho do país é um destino que vale muito a pena conhecer

Externo
21 de janeiro de 2026

Trump desbanca clima na lista de riscos globais

Relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial diz que confronto geopolítico preocupa mais, a curto prazo, do que as mudanças climáticas

Reportagens
21 de janeiro de 2026

Raiva transmitida por animais silvestres desafia órgãos de saúde e de conservação

Controle da doença no meio urbano deslocou os maiores riscos para a fauna nativa e exige novas estratégias de prevenção

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.