Notícias

Movimento pelo carro elétrico

Grupo de 13 empresas ligadas à produção de veículos, transporte e energia formou a Electrification Coalition para popularizar o carro elétrico.

Redação ((o))eco ·
16 de novembro de 2009 · 14 anos atrás

Um grupo de 13 empresas ligadas à produção de veículos, transporte e energia formou a Electrification Coalition, criada para defender um plano de popularização do carro elétrico. Entre os membros estão a Nissan, a FedEx e a fabricante de baterias A123. A ideia é criar massa crítica para aos poucos substituir a gasolina como combustível.

“Para diminuir a incerteza na implantação, a Coalizão advoga a estratégia de ‘firmar o pé’. De seis a oito cidades criariam incentivos para veículos elétricos, tais como estacionamentos preferenciais e estações públicas de reabastecimento de baterias (…) Na primeira fase, o plano imagina colocar por ano nas ruas de 50 a 100 mil veículos plug-in para, aos poucos, expandir a cobertura a 25 cidades. A meta é que os carros elétricos correspondam a 25% das vendas totais de carros novos em 2020 e, em 2030, atinjam 90%…”

Uma das estratégias é evitar que o custo total das baterias, que são caras, recaia sobre  o consumidor na hora da compra. Por isso, as baterias serão alugadas, permitindo que sejam pagas como um serviço e que as próprias empresas possam substituí-las ao fim da vida útil.

Leia também

Reportagens
10 de maio de 2024

“A nossa democracia foi sequestrada pelo poder econômico”, critica ativista

No quarto dia dos “Seminários Bússola para a Construção de Cidades Resilientes”, participantes falam da necessidade de se promover a participação popular na política pública

Reportagens
10 de maio de 2024

Peru celebra 50 anos da redescoberta de macaco misterioso dos Andes

Criticamente ameaçado de extinção e endêmico do Peru, macaco-barrigudo-de-cauda-amarela é festejado no país em meio à mobilização por sua conservação

Salada Verde
10 de maio de 2024

1.200 aves resgatadas do tráfico no interior baiano

Crime tem grande impacto ambiental e envolve da captura ao comércio criminoso que abastece mercados ilícitos e coleções

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.