Notícias

Movimento pelo carro elétrico

Grupo de 13 empresas ligadas à produção de veículos, transporte e energia formou a Electrification Coalition para popularizar o carro elétrico.

Redação ((o))eco ·
16 de novembro de 2009 · 17 anos atrás

Um grupo de 13 empresas ligadas à produção de veículos, transporte e energia formou a Electrification Coalition, criada para defender um plano de popularização do carro elétrico. Entre os membros estão a Nissan, a FedEx e a fabricante de baterias A123. A ideia é criar massa crítica para aos poucos substituir a gasolina como combustível.

“Para diminuir a incerteza na implantação, a Coalizão advoga a estratégia de ‘firmar o pé’. De seis a oito cidades criariam incentivos para veículos elétricos, tais como estacionamentos preferenciais e estações públicas de reabastecimento de baterias (…) Na primeira fase, o plano imagina colocar por ano nas ruas de 50 a 100 mil veículos plug-in para, aos poucos, expandir a cobertura a 25 cidades. A meta é que os carros elétricos correspondam a 25% das vendas totais de carros novos em 2020 e, em 2030, atinjam 90%…”

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Uma das estratégias é evitar que o custo total das baterias, que são caras, recaia sobre  o consumidor na hora da compra. Por isso, as baterias serão alugadas, permitindo que sejam pagas como um serviço e que as próprias empresas possam substituí-las ao fim da vida útil.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de junho de 2026

“A água conecta todos os seres vivos do planeta”, reforça Paul Watson

Em palestra de encerramento da UCBIO, ativista ambiental destacou como o oceano e todos os seus seres estão no centro da vida no planeta

Notícias
10 de junho de 2026

Florestas sem destino definido sustentam rios voadores na Amazônia, aponta estudo

Estudo aponta que florestas públicas sem destinação são fundamentais para à segurança hídrica na Amazônia e nos Andes

Análises
10 de junho de 2026

Mutirão 2: o inimigo não é outro

Por um errante minuto, a qualidade da imaginação do cinema carioca me faz desejar que o setor climático aprenda a mobilizar a opinião pública com o marketing do setor de segurança

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.