Notícias

Alta pena para alto consumo

Hugo Chavez arranja um jeito convincente de fazer com que população economize energia: mexendo no bolso dos venezuelanos. Quem não economiza paga conta até 200% mais alta.

Redação ((o))eco ·
10 de fevereiro de 2010 · 16 anos atrás

O presidente venezuelano Hugo Chavez arrumou um jeito muito convincente de fazer a população de seu país economizar energia nestes tempos de racionamento. Em nota oficial no site do Ministério de Energia y Minas de Venezuela, publicada ontem (9), Chavez anunciou que, quem não reduzir o consumo, será penalizado com sobretaxas de até 200% sobre o valor excedente, quando comparado com a energia consumida no mesmo período de 2009. Por exemplo: quem conseguir reduzir o consumo entre 10% e 20%, terá um desconto de 25% no valor da fatura. Por outro lado, quem não conseguir reduzir em mais de 10%, em comparação com ano passado, terá sua conta aumentada em 75% sobre o valor excedente. A iniciativa atinge principalmente o grupo de maiores consumidores residenciais, que têm uma demanda acima de 500 quilowatts/hora (kW/h) mensais. O país vive atualmente em estado de emergência energética, por causa da falta de chuva, que diminuiu o nível da maior hidrelétrica do país, a hidrelétrica de Guri.

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

English
23 de janeiro de 2026

Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon

Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.