Notícias

Panorama sanitário mundial

Relatório da ONU indica que situação melhorou, mas ainda falta muito para que a população mundial tenha acesso à água e esgoto. Problema mata 1,5 milhão de crianças por ano.

Redação ((o))eco ·
16 de março de 2010 · 16 anos atrás

A situação melhorou, mas, para muita gente, a falta de saneamento e água potável são determinantes para a sobrevivência: mais de 2,6 milhões de pessoas continuam sem os serviços e o problema ainda mata anualmente 1,5 milhão de crianças até cinco anos em todo o mundo. Os números fazem parte de um relatório divulgado ontem (15) pela Organização Mundial da Saúde e pelo Fundo das Nações Unidas para a infância.

Segundo o documento, que monitorou 209 países, apesar dos números ruins, o mundo deve alcançar o Objetivo do Milênio de reduzir pela metade o número de pessoas sem acesso à água potável, até 2015.  Em algumas regiões, houve mais avanços, como no Sudeste da Ásia.  O relatório cita, por exemplo, que defecar ao ar livre caiu consideravelmente no continente.  Em todo o mundo, essa prática diminuiu de 25%, em 1990, para 17% em 2008, o que significa que 168 milhões passaram a ter acesso a sanitários. O documento pede que os países aumentem seu emprenho para resolução do problema.

No Brasil, somente 50,9% da população possui acesso à rede de esgoto.

Leia mais:
Brasil ainda no esgoto

 

 

Leia também

Colunas
6 de fevereiro de 2026

O aumento das passagem pagamos com o bolso e com a saúde

Na corrida pela descarbonização, reduzir a dependência do transporte individual e valorizar o transporte público é premissa

Salada Verde
6 de fevereiro de 2026

Vem Passarinhar divulga calendário 2026 de saídas mensais para observação de aves

Saídas gratuitas de observação de aves em parques municipais de São Paulo ocorrem ao longo de 2026; iniciativa é realizada pela SAVE Brasil em parceria com a Prefeitura

Notícias
5 de fevereiro de 2026

Espírito Santo institui plano estadual de restauração alinhado ao PLANAVEG

Plano prevê assistência técnica, reforço da fiscalização e articulação de fontes de financiamento para a recuperação da vegetação nativa no estado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.