Notícias

Ranking de altura

Os que se sentiram frustrados com a queda do Pico da Bandeira no ranking de altitude nacional, têm agora uma esperança. Desde o dia 19, uma equipe do IBGE e do Instituto Militar de Engenharia (IME) está na Serra do Caparaó, entre Minas e Espírito Santo, para refazer a medição dos picos da Bandeira e do Cristal e, pela primeira vez, medir os picos do Calçado e Calçado Mirim. É a segunda etapa do projeto "Pontos Culminantes do Brasil". Na primeira etapa, o projeto descobriu que o pico Pedra da Mina é mais alto que o das Agulhas Negras. E que o Pico da Neblina, o mais alto do país, tem 20 metros a menos do que diziam as últimas medições, feitas na década de 60. Pode haver novas surpresas, pois os dois picos que nunca foram medidos aparentemente estão na faixa dos 2.800 metros de altitude. O ranking pode sofrer novas alterações.

Lorenzo Aldé ·
25 de outubro de 2004 · 21 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

Capobianco presidirá a COP 15 das Espécies Migratórias

Secretário-executivo do MMA liderará a Conferência das Partes, que este ano ocorrerá em Mato Grosso do Sul; é a primeira vez que o Brasil sedia o evento

Salada Verde
23 de janeiro de 2026

UTE São Paulo: Ibama nega licença prévia para a maior termelétrica a gás fóssil do país

Órgão ambiental arquivou processo de licenciamento após verificar falhas no Estudo de Impacto Ambiental apresentado; Usina estava projetada para ser construída em Caçapava (SP)

English
23 de janeiro de 2026

Reforesting may be the most urgent policy to save the Amazon

Transforming already deforested areas into forest-based productive systems emerges as a decisive strategy in the face of traditional measures that are failing

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.