Notícias

Compromisso planetário

ONU anuncia que 75 países, responsáveis por jogar no ar 80% dos gases de efeito estufa do planeta, se comprometeram a reduzir suas emissões. 41 nações industrializadas estão na lista da organização.

Redação ((o))eco ·
31 de março de 2010 · 16 anos atrás

A Organização das Nações Unidas anunciou hoje (31) que 75 paises firmaram o compromisso de que tentarão reduzir ou limitar a emissão de gases de efeito estufa no planeta. Juntas, tais nações são responsáveis por 80% das emissões globais de GEEs. Os detalhes do acordo foram revelados nesta quarta-feira, no documento divulgado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (UNFCCC). No documento, 41 países industrializados informaram oficialmente que pretendem reduzir a emissão de gases. Outros 35 comunicaram as ações que estão em execução, mas informaram necessitar de apoio financeiro e tecnológico. A ONU não divulgou números.

O documento divulgado hoje é uma compilação dos relatórios oficiais sobre os resultados da Conferência do Clima de Copenhague, fato que poderá gerar críticas ao texto, já que o encontro foi considerado um fracasso. Até a próxima conferência, a ser realizada em novembro e dezembro de 2010, no México, haverá ainda uma rodada de negociações da UNFCCC, quando a posição dos paises deve ficar mais clara.




Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
18 de março de 2026

Ponte do Futuro rasga habitat de primatas ameaçados na Paraíba

Governo da Paraíba ignora alternativas de traçado e desmata área-chave para sobrevivência de macaco-prego-galego e outras espécies sob risco de extinção

Salada Verde
18 de março de 2026

Avanço do desmatamento em restingas da Mata Atlântica preocupa ambientalistas

Mais de 70% do desmatamento registrado neste ecossistema entre 2023 e 2024 aconteceu no Ceará, mostra estudo. Expansão imobiliária e agricultura são vetores

Análises
18 de março de 2026

Parque Estadual do Morro Grande: uma caminhada que recomeça

Enquanto permaneceu como Reserva Florestal, a área nunca foi efetivamente tratada como um espaço especialmente protegido

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.