Notícias

CBERS 2B: misssão cumprida

Perda de contato com satélite Sino Brasileiro não vai afetar o monitoramento do desmatamento na Amazônia. Veja imagens da floresta captadas do espaço.

Redação ((o))eco ·
13 de maio de 2010 · 16 anos atrás

 
Nesta quarta-feira (dia 12), o Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE) anunciou o fim da missão do satélite Sino-Brasileiro CBERS-2B.  Peça chave no monitoramento do desmatamento na Amazônia, o satélite foi o terceiro lançado em parceria com os chineses. O INPE garante que a perda de contato com o aparelho não vai prejudicar a vigilância da floresta, pois imagens de satélites indianos e americanos serão utilizadas.

O geonotícia fez uma seleção de imagens captadas pelo CBERS 2B em seus dois anos de vida e traz também uma pequena entrevista com Marjorie Xavier do INPE que explica os resultados atingidos pelo satélite e os próximos passos no programa Sino-Brasileiro.

(Gustavo Faleiros)

Leia também

Colunas
21 de janeiro de 2026

As cores, vidas e luzes de Abrolhos

Apesar das dificuldades logísticas para visitá-lo, o primeiro parque marinho do país é um destino que vale muito a pena conhecer

Externo
21 de janeiro de 2026

Trump desbanca clima na lista de riscos globais

Relatório publicado pelo Fórum Econômico Mundial diz que confronto geopolítico preocupa mais, a curto prazo, do que as mudanças climáticas

Reportagens
21 de janeiro de 2026

Raiva transmitida por animais silvestres desafia órgãos de saúde e de conservação

Controle da doença no meio urbano deslocou os maiores riscos para a fauna nativa e exige novas estratégias de prevenção

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.