Notícias

CBERS 2B: misssão cumprida

Perda de contato com satélite Sino Brasileiro não vai afetar o monitoramento do desmatamento na Amazônia. Veja imagens da floresta captadas do espaço.

Redação ((o))eco ·
13 de maio de 2010 · 14 anos atrás

 
Nesta quarta-feira (dia 12), o Instituto Nacional de Pesquisas Espacias (INPE) anunciou o fim da missão do satélite Sino-Brasileiro CBERS-2B.  Peça chave no monitoramento do desmatamento na Amazônia, o satélite foi o terceiro lançado em parceria com os chineses. O INPE garante que a perda de contato com o aparelho não vai prejudicar a vigilância da floresta, pois imagens de satélites indianos e americanos serão utilizadas.

O geonotícia fez uma seleção de imagens captadas pelo CBERS 2B em seus dois anos de vida e traz também uma pequena entrevista com Marjorie Xavier do INPE que explica os resultados atingidos pelo satélite e os próximos passos no programa Sino-Brasileiro.

(Gustavo Faleiros)

Leia também

Notícias
5 de novembro de 2024

Quase 5 milhões de hectares de floresta na Amazônia já foram queimados em 2024

Números do INPE consideram áreas florestais onde ainda não houve a supressão total da vegetação. Bioma já acumula mais de 120 mil focos no ano

Reportagens
5 de novembro de 2024

Países emergentes podem contribuir com quase metade da meta de redução de CO2 no transporte global

Uso de biocombustíveis no Brasil e em outras nações em desenvolvimento pode evitar a emissão de quase 400 milhões de toneladas do gás de efeito estufa pelo setor até 2030, aponta relatório

Análises
5 de novembro de 2024

A insalubre, mas proveitosa, COP16 de Biodiversidade

É fundamental haver um esforço coordenado para garantir investimentos necessários para enfrentar a crise da biodiversidade (o que não foi alcançado nas negociações)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.