Notícias

As mudanças das estações vistas do espaço

Veja uma animação mostrando as dramáticas mudanças sofridas pela superfície de nosso planeta ao longo de um ano.

Paulo André Vieira ·
29 de julho de 2013 · 11 anos atrás

Já falamos algumas vezes por aqui da Blue Marble e de suas versões. Quem não ligou o nome a pessoa, Blue Marble é o nome dado a uma das mais famosas e reproduzidas fotografias de todos os tempos, feita pela tripulação da Apolo 17 em 1972, mostrando pela primeira vez o nosso planeta em toda sua majestade, uma bola de gude azul flutuando no espaço.

De lá pra cá outras versões da Blue Marble foram feitas, aproveitando-se dos avanços tecnológicos e dos sensores cada vez melhores disponíveis nos satélites em órbita da Terra. Existe até mesmo uma Black Marble, mostrando as luzes do planeta durante a noite.

A animação abaixo faz parte da família Blue Marble, sendo conhecida como a Blue Marble das Estações. As imagens de base foram feitas entre junho e setembro de 2001, e coloridas usando dados compilados pela observação dos recursos terrestres do Serviço Geológico dos EUA. Os oceanos estão em tons de azul e as terras variam do verde ao marrom. As áreas marrons são as areias dos desertos. Essa evolução mensal permite ver as mudanças na aparência ao longo das estação. A mudança mais dramática é a expansão da cobertura de neve durante os meses de inverno no hemisfério norte, seguido por sua retração durante os meses de verão. Veja abaixo:

Fonte: NASA Goddard Space Flight Center

Fizemos também uma animação abaixo destacando o Brasil:

Fonte: NASA Goddard Space Flight Center
  • Paulo André Vieira

    Produtor Editorial formado pela UFRJ, atua em ((o))eco desde 2007 escrevendo sobre geojornalismo e cuidando da edição e gestão do site.

Leia também

Fotografia
21 de fevereiro de 2012

A mais incrível imagem do nosso planeta

A primeira imagem de nosso planeta foi feita em preto e branco. A última é a mais incrível imagem em alta definição da Terra que existe.

Notícias
10 de dezembro de 2012

Black Marble e as luzes vistas do espaço

Nada nos diz mais sobre a disseminação dos seres humanos em toda a Terra do que as luzes da cidade. Veja uma animação das luzes do planeta vistas do espaço.

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.