A Oréades Núcleo de Geoprocessamento, ONG com atuação no Centro-Oeste e sede na cidade de Mineiros – Goiás, publicou nesta semana uma análise detalhada de imagens de satélite mostrando a extensão do incêndio que afetou o Parque Nacional das Emas. Utilizando registros do satélite indiano ResourceSat, a Oréades calculos que 93% da unidade de conservação foram queimados. A área equivale a 123 mil hectares, lembrando que aproximadamente 1 ha equivale a um campo de futebol.
A imagem abaixo mostra à direita os limites da área protegida cercados por fazenda e, em seu interior, o terreno enegrecido pelas queimadas. Os 7% ou 9,6 mil hectares que foram poupados pelo fogo estão circulados pela linha amarela.
O mapa em alta resolução por ser baixado neste link

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Mato Grosso ganha roteiro que une ciência, conservação, turismo – e primatas!
Projeto integra turismo científico e conservação da biodiversidade em rota que percorre sete localidades no estado em busca de 15 espécies de macacos →
Estudo mostra a importância de área de conservação para abelhas sem ferrão
Pesquisa aponta a capacidade de adaptação dessas abelhas, que utilizam áreas verdes urbanas, como muros e monumentos, para garantir a reprodução da flora →
Como a proibição da queima da cana em São Paulo impulsionou o desenvolvimento econômico e social
Estudo inédito mostra que regulações ambientais bem desenhadas podem acelerar inovação e empurrar cadeias produtivas para modelos mais eficientes →
