Notícias

Batata quente

O Parque Nacional da Tijuca e o Jardim Botânico do Rio de Janeiro continuam sem os serviços de limpeza e segurança que eram garantidos por convênio com a Prefeitura. Na sexta-feira, dia 18, o Ibama obteve liminar determinando a volta da Guarda Municipal e da companhia de limpeza urbana (Comlurb) ao trabalho nos Parques da União, mas até agora a decisão judicial não foi cumprida. A Procuradoria Geral do Município confirmou o recebimento da liminar mas diz que cabe aos órgãos municipais estabelecer a data de retorno ao trabalho. A Comlurb espera ordens da Prefeitura, e a Prefeitura diz que quem deve definir isso é a Procuradoria. A confusão começou quando o Ibama decidiu multar a Prefeitura em 500 mil reais por despejar lixo acima da quantidade permitida no aterro de Gericinó, depois que o município de Duque de Caxias impediu o acesso da Comlurb ao lixão de Gramacho. Em resposta, o prefeito do Rio, César Maia, ordenou a suspensão do convênio de limpeza e segurança com o Ibama. Reaberto o aterro de Gramacho, o Ibama nega a multa e a Prefeitura nega a represália (diz que o procedimento é padrão em início de mandato). Nesse jogo de empurra, sobrou lixo e insegurança nos Parques da cidade.

Lorenzo Aldé ·
21 de fevereiro de 2005 · 20 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Leia também

Reportagens
26 de dezembro de 2024

2024 é o primeiro ano em que a temperatura média da Terra deve ultrapassar 1,5ºC

Acordo de Paris não está perdido, diz serviço climatológico europeu. Confira a galeria de imagens com os principais eventos extremos de 2024

Salada Verde
26 de dezembro de 2024

Obra milionária ameaça sítio arqueológico e o Parna da Chapada dos Guimarães, no MT

Pesquisadores, moradores e empresários descrevem em documentário os prejuízos da intervenção no Portão do Inferno

Análises
23 de dezembro de 2024

Soluções baseadas em nossa natureza

Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.