A descoberta foi divulgada esta semana pela Conservação Internacional. “Simplesmente, ele veio pelo corrimão até onde estávamos sentados e parecia totalmente impassível diante toda a emoção que estava causando”, declarou Lizzie Nobble à Conservação Internacional. Ele e Simon McKeown, responsáveis pela descoberta, faziam pesquisas sobre anfíbios na reserva, como voluntários da Fundação ProAves, uma organização colombiana sem fins lucrativos que atua na pesquisa e conservação da biodiversidade.
Visualmente, o rato-arbóreo-de-santa-marta se diferencia de outros roedores pela juba avermelhada ao redor do pescoço e pela cauda preta e branca. Este roedor mede cerca de 45 centímetros de comprimento e pesa aproximadamente meio quilo. Apesar de ter sido encontrado dentro de uma reserva, o animal está ameaçado. Grande parte do território onde ele potencialmente pode ser encontrado está cheio de gatos, que se alimentam da fauna nativa. Mas graças a esta descoberta, o roedor deve deixar de ser considerado extinto e classificado com em perigo crítico, pelos critérios da IUCN.
Com pouco mais de 800 hectares, a Reserva El Dorado é conhecida internacionalmente como um destino para observadores de pássaros e outros ecoturistas. Ela fica em uma área de florestas de altitude, a 1966 metros do nível do mar e a duas horas de carro desde a cidade costeira de Santa Marta, um importante centro turístico. A reserva é considerada pela Alliance for Zero Extinction (AZE) como uma das mais importantes para a conservação do mundo, apesar do pouco que se conhece sobre ela. A região de Santa Marta tem a maior concentração de aves continentais com habitat restrito do mundo, incluindo várias espécies em perigo, com o periquito-de-santa-marta (Pyrrhura viridicata) e o Campylopterus phainopeplus, um parente do bem-te-vi. E tem também uma das maiores concentrações de anfíbios endêmicos do planeta.
Leia também
R$ 100 milhões serão destinados à recuperação de vegetação nativa na Amazônia
Com dois primeiros editais lançados, programa Restaura Amazônia conta com recursos do Fundo Amazônia e da Petrobras →
Congresso altera de limites de parque em SC para obras contra cheias no Vale do Itajaí
PARNA Serra do Itajaí perde 2 hectares para construção de barragem, mas ganha outros 156 hectares como compensação; o projeto, aprovado por consenso na Câmara, segue para sanção →
Ambientalistas criticam importação de gás natural argentino extraído por fracking
ONG encaminha ao ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, ofício assinado por mais de 100 ambientalistas alertando para impactos ambientais e a indígenas na Argentina →
Ideal capturar os gatos domésticos e leva-los para outro lugar para diminuir o risco para os roedores