Notícias

Fundo para proteger bacias hidrográficas

ONG TNC se une ao Banco Interamericano de Desenvolvimento e ao Global Environment Facility para investir 27 milhões em 32 fundos para a proteção das águas na América Latina.

Daniele Bragança ·
9 de junho de 2011 · 15 anos atrás

Uma parceria firmada ontem, dia 08, entre setor público, privado e sociedade civil forma uma aliança para a proteção de bacias hidrográficas na América Latina e Caribe, além de garantir o acesso à água limpa para 50 milhões de pessoas na região.

A Parceria Latinoamericana Fundos de Água, formado pelas organizações The Nature Conservancy (TNC), a empresa de bebidas FEMSA, o Banco Interamericano para o Desenvolvimento (BID), e a organização ambiental Global Environment Facility (GEF) prevê o repasse de 27 milhões de dólares para a criação e implementação de pelo menos 32 fundos para as águas no Brasil, Equador, Colômbia, Peru, México, e outros países; além de ajudar a conservar mais de sete milhões de hectares de bacias hidrográficas.

Um fundo de água é uma forma de recompensar a comunidade por serviços ambientais. Funciona assim: os fundos atraem contribuições voluntárias dos grandes usuários de água, como gasodutos, hidrelétricas, indústrias. Os custos com tratamento em uma bacia hidrográfica sadia são menores do que em uma bacia poluída, o que interessa às empresas que são grandes consumidores de água, alvo do fundo. As receitas angariadas são utilizadas para preservar bacias hidrográficas críticas, regular a oferta de água, e criar incentivos para gerar oportunidades econômicas sustentáveis ​ que impactem positivamente nas comunidades locais, tal como o ecoturismo.

Vira um círculo virtuoso: investir no fundo e utilizar bacias hidrográficas sadias, que minimizam o custo de produção da empresa e incentiva a melhoria de outras bacias hidrográficas, que poderão se transformar em outro fundo. Um sistema retroalimenta o outro.

Saiba Mais
Conservar nascentes em pequenas bacias
Práticas inovadoras em revitalização de bacias

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Notícias
5 de fevereiro de 2026

Espírito Santo institui plano estadual de restauração alinhado ao PLANAVEG

Plano prevê assistência técnica, reforço da fiscalização e articulação de fontes de financiamento para a recuperação da vegetação nativa no estado

Colunas
5 de fevereiro de 2026

Janeiro de 2026 e os sinais inegáveis do colapso da natureza

A crise climática demonstrou em menos de 30 dias que não respeita fronteiras e que o tempo de agir é agora, com ambição, justiça e responsabilização coletiva

Salada Verde
5 de fevereiro de 2026

Cites aperta regras para exportação do bicudo e de mais cinco aves

Medidas mais rígidas de controle e fiscalização entrarão em vigor no dia 5 de março. Bicudo, curió e mais quatro pássaros do gênero Sporophila entraram no anexo 2 da convenção

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.