Orientações para a construção de Bicicletários da Associação de Ciclistas Urbanos de São Paulo
Este texto reúne informações para ajudar quem pretende instalar bicicletários. Há erros comuns, cometidos mesmo entre quem se mostra simpático à ideia de facilitar a vida de quem pedala. Portanto, é importante ter atenção com pontos como localização e formato. Além de consultar as dicas abaixo, ouvir os ciclistas que serão beneficiados costuma ser a melhor medida antes de implementar mudanças.
Localização
Estacionamentos de bicicletas podem ser utilizados para tornar a entrada mais bonita e valorizar a imagem da empresa como um todo. “Com certeza um bom e bonito bicicletário pode servir para fins estéticos e também para denotar preocupação ambiental de uma empresa. Além é claro de, a exemplo do que aconteceu em estações de trem na região metropolitana de São Paulo, um bom bicicletário servir também para resolver os transtornos de bicicletas amarradas em postes, árvores e no mobiliário urbano”, explica João Lacerda, da organização não governamental Transporte Ativo, grupo que tem traduzido cartilhas com recomendações específicas.
Estacionamentos de bicicletas: recomendações da Sustrans, routes for people
Bicicletários, diagramas para construção e instalação: recomendações da Sustrans e APBP-USA
Visualizar Bicicletários, Paraciclos e Ciclovias em São Paulo em um mapa maior |
Além de localização adequada, é preciso que o local esteja sinalizado e seja exclusivo para bicicletas. De nada adianta ter um bicicletário se ele for ocupado por motos. Outra preocupação importante é com o piso. Pedras e obstáculos podem afastar quem usa bicicletas com pneus mais finos.
Por último, é importante observar que as distâncias mínimas entre as estruturas instaladas devem ser adequadas à circulação das bicicletas e das pessoas. Nas ruas, os paraciclos, estruturas que servem como suporte, devem ser instalados de modo a não atrapalhar o fluxo de pedestres.
Formato
Bicicletários são formados por paraciclos, estruturas que podem ser encontrados em diversos formatos ou até mesmo personalizados. Em Nova Iorque, por exemplo, a prefeitura aproveitou a instalação de paraciclos para espalhar arte pela cidade, em uma ação conjunta com o músico e cicloativista David Byrne.
Custo
Um bom serralheiro pode fazer um bicicletário personalizado conforme a necessidade. “O custo é variável e pode ser quase zero se a empresa souber reaproveitar materias que seriam descartados como entulho. Como exemplo, foi o que a administração estadual no Rio de Janeiro fez no estádio do Maracanã, aproveitou o que antes era entulho para construir um bicicletário de qualidade. Por fim, é importante não pensar apenas no preço, já que um bicicletário ‘baratinho’ e mal localizado irá ficar subutilizado. Enquanto um que seja mais caro, irá ter um retorno melhor para o investimento”, avalia Lacerda, da Transporte Ativo.
No exterior, é possível encomendar bicicletários sofisticados, com armários e até chuveiros como o Green Pod da Penny Farthings. Por aqui, ainda são raros os modelos mais sofisticados e poucas empresas contam com instalações tão completas.
João Lacerda, Aline Cavalcante e Vitor Leal Pinheiro realizaram no final de agosto de 2011 uma inspeção nos bicicletários disponíveis na Avenida Paulista. O vídeo que segue abaixo repercutiu bastante e fez com que algumas empresas começassem a se mobilizar para melhorar a recepção para ciclistas. A Federação das Indústrias de São Paulo, por exemplo, anunciou que iria instalar cinco vagas no prédio após sofrer críticas.
“Acho louvável a instalação de bicicletários em qualquer espaço, ainda mais na paulista que é local de fluxo intenso de pessoas. Acho apenas que o número é baixo e a localização, com entrada pela Alameda Santos, não é, a princípio, convidativa ao ciclista. Mas é prematuro fazer qualquer avaliação antes da inauguração do espaço. Espero apenas que o vídeo tenha sido o “empurrãozinho” necessário e que no futuro o corpo de funcionários seja mais convidativo para com o ciclista”.
Vistoria nos Bicicletários da avenida Paulista from João Lacerda on Vimeo |
Leia também
As trilhas que irão conectar as Américas
Primeiro Congresso Pan-americano de Trilhas acontecerá em 2025, em Foz do Iguaçu (PR). Anúncio foi feito no 3° Congresso Brasileiro de Trilhas →
Entrando no Clima#39 – Lobistas da carne marcam presença na COP29
Diplomatas brasileiros se empenham em destravar as negociações e a presença de lobistas da indústria da carne nos últimos dias da COP 29. →
Pelo 2º ano, Brasil é o país com maior número de lobistas da carne na COP
Dados obtidos por ((o))eco sobre levantamento da DesMog mostram que 17,5% dos lobistas do agro presentes na COP29 são brasileiros →
Olá boa tarde
Por acaso vocês sabem me informar se preciso pedir autorização da Prefeitura para colocar um bicicletário na rua da minha empresa?