Notícias

Eco nada

Diz o ditado que meia palavra basta. Foi apostando nisso que a empresa de ônibus Costa Verde, que explora a região litorânea do Rio de Janeiro, estampou na lataria de seus veículos a simpática qualificação "Ecobus". A rápida associação entre o termo e o nome da companhia levaria o incauto turista a sentir-se ainda mais confortável sabendo-se conduzido por um ônibus ecológico. Ecológico? Nada. O "eco" em questão, segundo a própria empresa, refere-se a "econômico". Seus ônibus fazem 3 km por litro de combustível. E ainda que se possa argumentar, a seu favor, que economia de combustível tem um quê de benefício ecológico, não cola. Três quilômetros por litro não é nada demais. Em outras palavras, estas inteiras: é propaganda enganosa mesmo.

Lorenzo Aldé ·
14 de abril de 2005 · 21 anos atrás
  • Lorenzo Aldé

    Jornalista, escritor, editor e educador, atua especialmente no terceiro setor, nas áreas de educação, comunicação, arte e cultura.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
1 de abril de 2026

Pressão minerária cerca terras indígenas em Mato Grosso e acende alerta

Estudo aponta avanço de processos no entorno de Terras Indígenas, riscos a povos isolados e fragilidades no licenciamento

Notícias
1 de abril de 2026

De saída no MMA, Marina faz balanço dos últimos 3 anos e ‘passa’ o bastão para Capobianco

Ministra destaca queda do desmatamento, reconstrução institucional e aposta na continuidade da agenda ambiental sob comando do ex-secretário executivo

Salada Verde
1 de abril de 2026

Miado na mata: ciência revela comunicação delicada entre mães onças e filhotes

Registro inédito indica que onças-pintadas emitem sons suaves para interagir com a prole e reforça a importância do monitoramento de longo prazo na Mata Atlântica

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.