Se isso vai acontecer ou não, ainda é cedo para saber, mas a escolha, na terça-feira, do deputado Paulo Piau (PMDB – MG) como novo relator do projeto de reforma do Código Florestal demonstra o desejo de manter o texto mais próximo do que ele era antes de passar pelo Senado.
Paulo Piau foi autor da controversa Emenda 164, do relatório de Aldo Rebelo, que estenderia aos estados o poder de decidir sobre atividades agropecuárias em áreas de preservação permanente (APPs). A emenda foi aprovada pela Câmara e sofreu modificações no Senado, cujo texto só permite a “intervenção ou supressão de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente somente ocorrerá nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental” (Art. 8).
Não haverá novas consultas públicas nem comissões. O texto será discutido pela Câmara a partir de fevereiro, quando volta o recesso parlamentar.
Site oficial do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), novo relator do Código Florestal
Leia Também:
Leia também
Entrando no Clima#36 – Primeira semana de negociações chega ao fim
Podcast de ((o))eco escuta representantes de povos tradicionais sobre o que esperam da COP29 e a repercussão das falas polêmicas do governador Helder Barbalho. →
COP29 caminha para ser a 2ª maior na história das Conferências
Cerca de 66 mil pessoas estão credenciadas para Cúpula do Clima de Baku, sendo 1.773 lobistas do petróleo. Especialistas pedem mudança nas regras →
Entrando no Clima#35 – Não há glamour nas Conferências do Clima, só (muito) trabalho
Podcast de ((o))eco conversa com especialistas em clima sobre balanço da primeira semana da COP 29 →