Notícias

Câmara escolhe novo relator do Código Florestal

Casa mantém vocação ruralista e escolhe o deputado Paulo Piau (PMDB - MG) como novo relator do projeto já aprovado no Senado.

Daniele Bragança ·
19 de dezembro de 2011 · 10 anos atrás
Dep. Celso Maldaner (PMDB-SC) e dep. Paulo Piau (PMDB-MG) discutem as modificações propostas pelo Senado ao projeto de Código Florestal. Foto: Leonardo Prado / SEFOT-SECOM
Dep. Celso Maldaner (PMDB-SC) e dep. Paulo Piau (PMDB-MG) discutem as modificações propostas pelo Senado ao projeto de Código Florestal. Foto: Leonardo Prado / SEFOT-SECOM
A Câmara dos Deputados manteve sua vocação ruralista e escolheu o deputado Paulo Piau (PMDB – MG) como novo relator do projeto de reforma do Código Florestal. A votação do relatório, marcada para acontecer os dias 6 e 7 de março de 2012, terá novas controvérsias, já que muitos deputados expressaram a vontade de retomar o texto original do relator Aldo Rebelo (PCdoB-SP), por considerá-lo mais adequado aos anseios do setor argropecuário.

Se isso vai acontecer ou não, ainda é cedo para saber, mas a escolha, na terça-feira, do deputado Paulo Piau (PMDB – MG) como novo relator do projeto de reforma do Código Florestal demonstra o desejo de manter o texto mais próximo do que ele era antes de passar pelo Senado.

Paulo Piau foi autor da controversa Emenda 164, do relatório de Aldo Rebelo, que estenderia aos estados o poder de decidir sobre atividades agropecuárias em áreas de preservação permanente (APPs). A emenda foi aprovada pela Câmara e sofreu modificações no Senado, cujo texto só permite a “intervenção ou supressão de vegetação nativa em Área de Preservação Permanente somente ocorrerá nas hipóteses de utilidade pública, de interesse social ou de baixo impacto ambiental” (Art. 8).

Pelas regras do regimento, a Câmara só pode acatar ou rejeitar partes do texto vindo do Senado, que poderão ser substituídas por outras aprovadas pelos deputados durante a discussão na Câmara ir só assim, ir à sanção presidencial.

Não haverá novas consultas públicas nem comissões. O texto será discutido pela Câmara a partir de fevereiro, quando volta o recesso parlamentar.


  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Notícias
26 de novembro de 2021

Informação obtida via LAI revela que MCTI recebeu dados do desmatamento em 1º de novembro

Ministro Marcos Pontes disse que dados não foram publicados antes da Conferência do Clima porque ele estava de férias. Agenda oficial registra férias entre 8 e 19 de novembro

Notícias
26 de novembro de 2021

Jornalismo digital brasileiro se une em campanha de financiamento

Ação reúne 26 organizações com objetivo de arrecadar doações para fortalecimento do jornalismo digital de qualidade

Reportagens
26 de novembro de 2021

MPF pede anulação da Licença de Instalação do Linhão Tucuruí na terra Waimiri Atroari

Ação aponta que União e a Transnorte agem ilegalmente no licenciamento da obra. Autossuficientes em energia elétrica, os Waimiri Atroari são contra o empreendimento e sentem “a floresta sangrar”

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta