Notícias

Comunidade Andina de Nações fará projetos na Amazônia

Programa contempla 18 projetos divididos entre Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Financiamento de até 4 milhões de euros vem do governo finlandês.

Giovanny Vera ·
1 de fevereiro de 2012 · 14 anos atrás

 

Representantes de países membros da CAN em reunião em Lima, Peru. (Crédito: Secretaria Geral CAN)
Representantes de países membros da CAN em reunião em Lima, Peru. (Crédito: Secretaria Geral CAN)

Durante 2012, dezoito projetos piloto voltados à conservação e uso sustentável da diversidade biológica na Amazônia dos países membros da Comunidade Andina de Nações (CAN) serão executados nos ecossistemas andinos amazônicos da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Os recursos virão de uma doação do governo da Finlândia ao Programa Regional de Biodiversidade da Comunidade Andina de Nações (BioCAN).

Amazônia andina em países membro da CAN. (Crédito: CAN)
Amazônia andina em países membro da CAN. (Crédito: CAN)
“Buscamos cooperação com atores regionais amazônicos, como a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), o Programa Regional de Biocomércio (Projeto GEF-CAF e UNCTAD) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), entre outros, com o objetivo de evitar a duplicação de esforços e conseguir impacto maior na implementação das atividades previstas”, afirma o comunicado da BioCAN.

BioCAN
O programa tem como objetivo contribuir à melhoria da qualidade de vida das populações dos países membros da comunidade andina em suas regiões andino-amazônicas tropicais, mediante a conservação e o uso sustentável da diversidade biológica.

Saiba mais:
Programa BioCAN

Leia também:
Conservação na Amazônia Andina  

  • Giovanny Vera

    Giovanny Vera é apaixonado pela área socioambiental. Especializado em geojornalismo e jornalismo de dados, relata sobre a Pan-Amazônia.

Leia também

Notícias
19 de dezembro de 2025

STF derruba Marco Temporal, mas abre nova disputa sobre o futuro das Terras Indígenas

Análise mostra que, apesar da maioria contra a tese, votos introduzem condicionantes que preocupam povos indígenas e especialistas

Análises
19 de dezembro de 2025

Setor madeireiro do Amazonas cresce à sombra do desmatamento ilegal 

Falhas na fiscalização, ausência de governança e brechas abrem caminho para que madeira de desmate entre na cadeia de produção

Reportagens
19 de dezembro de 2025

Um novo sapinho aquece debates para criação de parque nacional

Nomeado com referência ao presidente Lula, o anfíbio é a 45ª espécie de um gênero exclusivo da Mata Atlântica brasileira

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.