Notícias

#VetaDilma, pedem organizações ambientais

Grupo de ONGs divulgou hoje (06/3) documento afirmando que o primeiro ano de Dilma foi o pior para o meio ambiente desde o fim da ditadura.

Daniele Bragança ·
6 de março de 2012 · 14 anos atrás
Reunidos na coletiva, da esquerda para a direita: Paulo Barreto (Imazon), João Paulo Capobianco (IDS), Maria Cecilia Wey de Brito (WWF) e Marcio Santilli (ISA). Foto: Beto Ricardo/ISA
Reunidos na coletiva, da esquerda para a direita: Paulo Barreto (Imazon), João Paulo Capobianco (IDS), Maria Cecilia Wey de Brito (WWF) e Marcio Santilli (ISA). Foto: Beto Ricardo/ISA

Ao mesmo tempo em que os líderes da Câmara discutiam a data da votação do Código Florestal, um grupo de organizações da sociedade civil lançaram em São Paulo um documento para alertar o que classificam como retrocessos do governo Dilma em relação à política socioambiental. O texto é assinado por 10 entidades ─ entre elas o WWF Brasil, o Intituto Socioambiental (ISA), o Imazon e o SOS Mata Atlântica ─ e foi divulgado durante coletiva de imprensa, realizada às 11hs.

O documento intitulado “Sobre os retrocessos do governo Dilma”, de 4 páginas, aponta as alterações do Código Florestal Brasileiro; a redução de Unidades de Conservação; a redução do poder de fiscalização do Ibama; os atropelos no licenciamento ambiental; a paralisação da agenda climática; a lentidão no saneamento, na mobilidade urbana, na regularização fundiária; o aumento da violência no campo e um Ministério do Meio Ambiente inerte como os principais pontos negativos da política ambiental no governo Dilma.

 

Participou da coletiva a ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva; o ex-secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA) e ex-ministro interino do MMA, João Paulo Capobianco; Paulo Moutinho, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam); Paulo Barreto, do Imazon e Márcio Santilli, do ISA.

Amanhã, o Comitê Brasil em Defesa das Florestas fará uma manifestação em Brasília contra a reforma do novo Código Florestal. O ato será em frente ao Congresso Nacional, e as organizações participantes (cerca de 163 ONGs que fazem parte do Comitê) pretendem fazer um banner humano com a frase #VetaDilma.

As organizações ambientais não concordam com o texto originalmente vindo da Câmara, apelidado de Código Rural nem o substitutivo vindo do Senado, considerado pelo governo o mais adequado. Pelo Twitter, a Hastag #VetaDilma está sendo usada para pedir o veto da presidente.

Acompanhe abaixo:

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Colunas
11 de fevereiro de 2026

A Fotografia em tempos de IA: transformação ou extinção?

Pedir para a Inteligência Artificial criar uma imagem através de comandos pode, à princípio, ser inofensivo, mas o que acontecerá a longo prazo?

Salada Verde
11 de fevereiro de 2026

STF dá prazo de 24 meses para Congresso regulamentar mineração em terras indígenas

Decisão reconhece omissão legislativa, fixa prazo de dois anos para regulamentação e estabelece parâmetros provisórios para pesquisa e lavra mineral enquanto a lei não é aprovada

Reportagens
11 de fevereiro de 2026

Milhares de projetos minerários ameaçam água e biodiversidade na maior cordilheira do Brasil

Extração crescente na Serra do Espinhaço atende inclusive à demanda por insumos críticos para a transição energética

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.