Clique no mapa para ver o trajeto no Google Maps
Entre os temas que serão abordados na viagem estão desde o avanço do desmatamento na região quanto à política de ocupação adotada nas últimas décadas. A Transamazônica teve sua primeira inauguração em 1972, , há 40 anos, e desde então tem sido um dos principais exemplos da opção rodoviarista adotada como política prioritária de transportes no Brasil. Se, ao discutir mobilidade urbana, o Outras Vias sempre primou por buscar exemplos de alternativas e por fazer um jornalismo crítico em relação aos resultados de políticas de transporte baseadas em carros nas cidades, ao discutir mobilidade em um plano federal nossa equipe pretende mapear, dissecar e analisar em detalhes o que é considerado até hoje um dos principais projetos de ocupação por meio de estradas no país.
Leia também
COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas
Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados →
Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial
Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa →
Trilha que percorre os antigos caminhos dos Incas une história, conservação e arqueologia
Com 30 mil km que ligam seis países, a grande Rota dos Incas, ou Qapac Ñan, rememora um passado que ainda está presente na paisagem e cultura local →