Talvez o maior desafio que a humanidade encara no momento é o de parar de interferir no clima ao mesmo tempo em que consegue suprir suas necessidades energéticas. Nesse sentido, publicamos matérias sobre energia eólica, inclusive sobre os novos conflitos que ela traz para a vida silvestre. Falamos sobre a tecnologia de cisternas populares no Nordeste, revolucionária na forma de se manter os habitantes da região abastecidos de água durante as secas. Sobre clima, mostramos os efeitos locais do desmatamento da Amazônia, as razões do degelo recorde ocorrido na Groenlândia em julho e terminamos com a cobertura da COP18, a conferência do clima, com cobertura feita direto de Doha.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Museu Itinerante da Amazônia realiza exposição no Rio de Janeiro
Mostra reúne obras que abordam questões como justiça climática, ancestralidade e urbanização; Exposição fica em cartaz até o dia 7 de abril →
Senado aprova incentivos fiscais à reciclagem após seis anos de articulação
Texto aprovado prevê créditos tributários e isenções para estimular o mercado de recicláveis no país; Projeto vai à sanção →
O impacto da poluição por combustíveis fósseis nos oceanos traz custos enormes
Um novo estudo detalha o preço que a sociedade está pagando pela queima de carvão, petróleo e gás →

O primeiro módulo científico brasileiro no interior do continente antártico começou a funcionar, um êxito dessa expedição pioneira.
Veja imagem de satélite do temporal na região. Deslizamentos e enchentes atingem cidades como Ponte Nova, próximas à Belo Horizonte.
Plano de expansão das hidrelétricas para ampliar oferta de energia no Brasil também prevê projetos construídos em países vizinhos.
Estudo publicado na revista Nature mostra como, em diferentes circunstâncias, o desmatamento afeta a quantidade de chuvas na região.
Os 3 filmes a seguir, feitos na estação Comandante Ferraz, na Antártica, mostram a agonia do incêndio que consumiu a base brasileira.
Mais de 130 projetos de parques eólicos estão em andamento na Bahia. Teme-se que a proximidade com unidades de conservação seja perigosa.
O Japão tem 54 reatores nucleares, mas nesse sábado, acontecerá algo radical, nenhum deles estará em operação — como o país vai reagir?
Usina de ondas é projeto alternativo para a produção de energia renovável, com baixo impacto ambiental e sem emissão de carbono na natureza.
Iniciativas pretendem distribuir 700 mil cisternas nos 9 estados do semiárido, que vivenciam estiagem duas vezes mais longa que o normal.
Cientistas afirmam que o clima anormal do verão nos EUA, com ondas de calor, incêndios e tempestades são uma amostra do que esperar em 2012.
Modelos mais potentes, de 150W e 200W, pararam de ser produzidas no fim de junho. Todas as variedades estarão fora do mercado até 2017.
Membro da equipe que detectou o mais intenso degelo de verão já ocorrido na região, Thomas Mote, interpreta detalhes do fenômeno.
A superfície terrestre aqueceu 1,5 º Celsius durante os últimos 250 anos, por responsabilidade quase exclusiva dos seres humanos.
Veja fotos de satélite mostrando o caminho de destruição do furacão Sandy, que causou pelo menos 160 mortes e U$ 55 bilhões em danos.
Conferência em Doha, no Catar, prorrogou o Protocolo de Quioto e adiou para 2015 todas as decisões cruciais das negociações climáticas.