Notícias

O melhor do ano em ((o))eco: Clima e Energia

COP18, cisternas populares no Nordeste, o degelo recorde ocorrido na Groenlândia, os efeitos locais do desmatamento da Amazônia. Um ano de clima e energia em ((o))eco.

Redação ((o))eco ·
1 de janeiro de 2013 · 12 anos atrás

Talvez o maior desafio que a humanidade encara no momento é o de parar de interferir no clima ao mesmo tempo em que consegue suprir suas necessidades energéticas. Nesse sentido, publicamos matérias sobre energia eólica, inclusive sobre os novos conflitos que ela traz para a vida silvestre. Falamos sobre a tecnologia de cisternas populares no Nordeste, revolucionária na forma de se manter os habitantes da região abastecidos de água durante as secas. Sobre clima, mostramos os efeitos locais do desmatamento da Amazônia, as razões do degelo recorde ocorrido na Groenlândia em julho e terminamos com a cobertura da COP18, a conferência do clima, com cobertura feita direto de Doha.

O primeiro módulo científico brasileiro no interior do continente antártico começou a funcionar, um êxito dessa expedição pioneira.
Veja imagem de satélite do temporal na região. Deslizamentos e enchentes atingem cidades como Ponte Nova, próximas à Belo Horizonte.
Plano de expansão das hidrelétricas para ampliar oferta de energia no Brasil também prevê projetos construídos em países vizinhos.
Estudo publicado na revista Nature mostra como, em diferentes circunstâncias, o desmatamento afeta a quantidade de chuvas na região.
Os 3 filmes a seguir, feitos na estação Comandante Ferraz, na Antártica, mostram a agonia do incêndio que consumiu a base brasileira.
Mais de 130 projetos de parques eólicos estão em andamento na Bahia. Teme-se que a proximidade com unidades de conservação seja perigosa.
O Japão tem 54 reatores nucleares, mas nesse sábado, acontecerá algo radical, nenhum deles estará em operação — como o país vai reagir?
Usina de ondas é projeto alternativo para a produção de energia renovável, com baixo impacto ambiental e sem emissão de carbono na natureza.
Iniciativas pretendem distribuir 700 mil cisternas nos 9 estados do semiárido, que vivenciam estiagem duas vezes mais longa que o normal.
Cientistas afirmam que o clima anormal do verão nos EUA, com ondas de calor, incêndios e tempestades são uma amostra do que esperar em 2012.
Modelos mais potentes, de 150W e 200W, pararam de ser produzidas no fim de junho. Todas as variedades estarão fora do mercado até 2017.
Membro da equipe que detectou o mais intenso degelo de verão já ocorrido na região, Thomas Mote, interpreta detalhes do fenômeno.
A superfície terrestre aqueceu 1,5 º Celsius durante os últimos 250 anos, por responsabilidade quase exclusiva dos seres humanos.
Veja fotos de satélite mostrando o caminho de destruição do furacão Sandy, que causou pelo menos 160 mortes e U$ 55 bilhões em danos.
Conferência em Doha, no Catar, prorrogou o Protocolo de Quioto e adiou para 2015 todas as decisões cruciais das negociações climáticas.

Leia também

Análises
23 de dezembro de 2024

Soluções baseadas em nossa natureza

Não adianta fazer yoga e não se importar com o mundo que está queimando

Notícias
20 de dezembro de 2024

COP da Desertificação avança em financiamento, mas não consegue mecanismo contra secas

Reunião não teve acordo por arcabouço global e vinculante de medidas contra secas; participação de indígenas e financiamento bilionário a 80 países vulneráveis a secas foram aprovados

Reportagens
20 de dezembro de 2024

Refinaria da Petrobras funciona há 40 dias sem licença para operação comercial

Inea diz que usina de processamento de gás natural (UPGN) no antigo Comperj ainda se encontra na fase de pré-operação, diferentemente do que anunciou a empresa

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.