Notícias

O melhor do ano em ((o))eco: Rio+20

Blá, blá, blá. Foi essa a sensação de cobrir a esperada Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Veja nossa seleção de textos para entender a conferência e sua conclusão.

Redação ((o))eco ·
29 de dezembro de 2012 · 9 anos atrás

Blá, blá, blá, blá, blá. Vamos confessar, foi essa a sensação de cobrir a esperada Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Tirando o desfile de políticos e diplomatas de alta estirpe que passaram pelo Riocentro, local do encontro, o resto foi um tédio. Ao final de uma semana de negociações, os líderes mundiais aprovaram um texto sem ambição e que, em essência, é uma carta de intenções e decisões postergadas. Felizmente, as atividades paralelas ao evento principal foram mais dinâmicas. Abaixo, a nossa seleção de textos para entender a conferência e sua conclusão, as melhores colunas que publicamos sobre ela e fotos que marcaram o evento.

É legítima a revolta contra os resultados oficiais, mas o encontro também rendeu 700 acordos voluntários que somam 513 bilhões de dólares.
O texto aprovado foi pouco ambicioso, mas a Rio+20 não pode ser considerada uma derrota, devido às iniciativas e debates que catalizou.
Mostra que expressou contrastes, a babel de línguas e a variedade de nacionalidades e etnias atraiu 200 mil pessoas ao Forte de Copacabana.
Texto difuso transfere para o futuro acordos mais consistentes. A delegação brasileira, líder da negociação, comemorou como vitória.
Entre as duas conferências que marcaram o Rio de Janeiro, a primeira foi palco de grandes acordos e a segunda indica uma decepção anunciada.
Montamos uma lista com boas fontes brasileiras de informação jornalística e acadêmica sobre o encontro. Confira as nossas dicas.
Preparamos uma lista de documentos oficiais e dica de livro para ficar por dentro dos debates e histórico do mega encontro.

Leia também

Reportagens
21 de outubro de 2021

Estudo aponta diretrizes para barrar a degradação acelerada de campos e savanas

As chamadas grasslands estão ameaçadas em todo o planeta, alerta um grupo internacional de pesquisadores. Solução envolve restauração e busca de alternativas de exploração econômica sustentáveis

Notícias
21 de outubro de 2021

Até 2020 Rondônia não possuía lei para regular destinação de terras públicas

Estado tem quase 30% de seu território ocupado por terras não destinadas. Briga entre Legislativo e Executivo rondonienses dificultam formalização dos processos

Reportagens
21 de outubro de 2021

Superintendente dá aval para obras que ameaçam habitat de peixe das nuvens cearense

Duplicação de rodovia no litoral do Ceará foi embargada pelo Ibama em janeiro para proteger espécie de peixe das nuvens ameaçada. Com desembargo, pesquisadores temem pela destruição do habitat já restrito da espécie

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta