Notícias

O melhor do ano em ((o))eco: Rio+20

Blá, blá, blá. Foi essa a sensação de cobrir a esperada Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Veja nossa seleção de textos para entender a conferência e sua conclusão.

Redação ((o))eco ·
29 de dezembro de 2012 · 11 anos atrás

Blá, blá, blá, blá, blá. Vamos confessar, foi essa a sensação de cobrir a esperada Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. Tirando o desfile de políticos e diplomatas de alta estirpe que passaram pelo Riocentro, local do encontro, o resto foi um tédio. Ao final de uma semana de negociações, os líderes mundiais aprovaram um texto sem ambição e que, em essência, é uma carta de intenções e decisões postergadas. Felizmente, as atividades paralelas ao evento principal foram mais dinâmicas. Abaixo, a nossa seleção de textos para entender a conferência e sua conclusão, as melhores colunas que publicamos sobre ela e fotos que marcaram o evento.

É legítima a revolta contra os resultados oficiais, mas o encontro também rendeu 700 acordos voluntários que somam 513 bilhões de dólares.
O texto aprovado foi pouco ambicioso, mas a Rio+20 não pode ser considerada uma derrota, devido às iniciativas e debates que catalizou.
Mostra que expressou contrastes, a babel de línguas e a variedade de nacionalidades e etnias atraiu 200 mil pessoas ao Forte de Copacabana.
Texto difuso transfere para o futuro acordos mais consistentes. A delegação brasileira, líder da negociação, comemorou como vitória.
Entre as duas conferências que marcaram o Rio de Janeiro, a primeira foi palco de grandes acordos e a segunda indica uma decepção anunciada.
Montamos uma lista com boas fontes brasileiras de informação jornalística e acadêmica sobre o encontro. Confira as nossas dicas.
Preparamos uma lista de documentos oficiais e dica de livro para ficar por dentro dos debates e histórico do mega encontro.

Leia também

Salada Verde
19 de abril de 2024

ICMBio abre consulta pública para criação de refúgio para sauim-de-coleira

Criação da unidade de conservação próxima a Manaus é considerada fundamental para assegurar o futuro da espécie, que vive apenas numa pequena porção do Amazonas

Notícias
19 de abril de 2024

Mais de 200 pistas de pouso são registradas dentro de Terras Indígenas na Amazônia

Maioria está próxima a áreas de garimpo, mostra MapBiomas. 77% da atividade garimpeira ilegal na floresta tropical está a menos de 500 metros da água

Reportagens
18 de abril de 2024

A nova distribuição da vida marinha no Atlântico ocidental

Estudo de porte inédito pode melhorar políticas e ações para conservar a biodiversidade, inclusive na foz do Rio Amazonas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.