Notícias

Uma discussão sobre muito mais do que 20 centavos

Mobilização nacional que resultou na redução de tarifa envolve questões maiores, que afetam o meio ambiente e a vida de todos nas cidades

Redação ((o))eco ·
20 de junho de 2013 · 11 anos atrás

A mobilização nacional que resultou em reduções da tarifa de ônibus em série em todo o país vai além do valor das passagens e envolve questões diretamente relacionadas à mobilidade urbana, ao meio ambiente e a qualidade de vida nas cidades brasileiras. O Movimento Passe Livre, que esteve à frente da organização dos protestos, defende que os investimentos em transporte coletivo sejam priorizados sempre, que haja transparência nas negociações de concessões e permissões para operar linhas, e que a população tenha direito a participar do processo e a utilizar transporte público de qualidade de graça.

Ao se pensar em tarifa zero, vale lembrar que um dos combustíveis para a grande mobilização popular de protesto contra o aumento das passagens foi o colapso do modelo atual de mobilidade urbana. Os incentivos diretos e indiretos ao uso do automóvel, como redução de Impostos sobre Produtos Industrializados (IPI) e investimentos bilionários constantes para alargamento e abertura de avenidas, agravaram o trânsito na cidade, afetando até mesmo o sistema de transporte coletivo. O aumento do número de carros circulando afetou também a qualidade do ar, com grave impacto em eixos de deslocamento de fluxo intenso. Medidas emergenciais são necessárias.

Olhar os números de São Paulo, cidade que tem a maior rede de transporte coletivo do país, ajuda a entender porque a mobilização ganhou tanta força. São subsídios importantes para o debate sobre o futuro dos transportes coletivos na metrópole.

 

sdasdas

Mais informações para quem quer se aprofundar sobre o assunto estão disponíveis na página de consulta pública que a Prefeitura de São Paulo abriu para discutir as concessões e permissões para o sistema nos próximos anos. Há contratos bilionários de até 15 anos sendo discutidos. Estão disponíveis para download quase 800 MB de arquivos, incluindo informações detalhadas sobre capacidade e uso das linhas e como é a divisão por áreas e sistemas da cidade.

Leia também:
Campinas e Grande SP têm tarifa de ônibus mais cara do país
Baixe a tarifa, prefeito Kassab
Tarifa zero e o direito à cidade
Kassab e a passagem de ônibus mais cara do Brasil
Ex-secretário de transportes defende tarifa zero

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.